Diabetes tipo 1 e alimentação


O diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença auto-imune caracterizada e surge quando o organismo deixa de produzir insulina, ou produz apenas uma quantidade muito pequena, sendo necessário o uso de insulina diariamente para regularizar o metabolismo do açúcar.

Além do tratamento com a insulina, a alimentação também deve ser controlada, com o objetivo de manter o organismo funcionando de forma adequada. Este fato pode ser observado em pesquisa recente, a qual avalia a influência de uma dieta de baixo índice glicêmico (IG) no controle metabólico e nos indicadores antropométricos de pacientes com diabetes tipo 1, no período de 6 meses. De acordo com os resultados, a dieta de baixo índice glicêmico melhorou o controle glicêmico dos pacientes com diabetes tipo 1, no grupo em estudo. No estudo, enfatiza-se ainda a necessidade de estudos com maior tempo de seguimento da dieta, para avaliar a manutenção do controle glicêmico.

Os motivos que levam ao desenvolvimento da diabetes tipo 1 ainda não são totalmente conhecidos, mas pesquisa recente foi desenvolvido com o objetivo de verificar a relação entre a história do aleitamento materno da criança ou adolescente portador de diabetes tipo 1 e o desenvolvimento desta patologia. De acordo com os resultados do estudo, é evidenciada a significativa relação entre desmame precoce, com a consequente introdução de substitutos do leite materno e o desenvolvimento do diabetes tipo 1.

Os dados dos estudos evidenciam a importância da qualidade da alimentação desde o início da vida, para se prevenir ou controlar a diabetes tipo 1.

Fonte: Revista Nutrição em Pauta.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.