Flavonóides - Para nos proteger dos radicais livres


Os flavonóides são uma subclasse de fitoquímicos responsáveis em nos proteger de doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce. Presente em legumes e frutas coloridas, os flavonóides beneficiam positivamente nossa saúde, com sua capacidade antioxidante, protegendo o corpo contra os efeitos prejudiciais dos radicais livres. Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo corpo. Fatores externos como a poluição, estresse e a fumaça do cigarro, são alguns dos fatores responsáveis em aumentar a produção dos radicais livres.

Os tipos de flavonóides mais estudados são: quercitinas, rutinas, catequinas, tangeretinas, kaempferol, hesperidinas, isoflavonas e cianidinas.

Quercitinas: são encontradas em altas concentrações na maçã, na amora, na cebola, na alface, no tomate, no brócolis, no chá e no vinho tinto; Rutinas: estão presentes nas cascas da uva, da amora, das frutas cítricas, do pimentão, da cebola, no vinho tinto, na maçã, no brócolis e no tomate; Catequinas: podem ser encontradas nos chás verde e preto, no cacau (consequentemente no chocolate), na pêra, na maçã e no vinho. Tangeretinas: estão presentes principalmente nas frutas cítricas; Kaempferol: encontrado no brócolis, na endívia, no grapefruit e na uva; Hesperidinas: estão presentes na pimenta e na laranja; Isoflavonas: na soja, no tofu, no leite, na farinha de soja, no grão-de-bico, na lentilha e no feijão branco; Cianidinas: estão no rabanete, no morango, na cereja e na amora.

Lembre-se: A melhor maneira de obter os benefícios dos flavonóides é consumindo diariamente alimentos frescos e coloridos.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa.
Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica.
Atende na Clínica Renova Cirurgia Plástica - (34) 3255.1237 - 3231.8655 - 3237.4430
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.