Café da Manhã - Uma das mais importantes refeições do dia.

O balanço energético do organismo precisa receber combustível ( os alimentos) com regularidade de pelo menos 3 refeições diárias, café da manhã, almoço e janta. Os especialistas consideram o café da manhã como uma das refeições mais importantes do dia para manter o equilíbrio do organismo, porque essa refeição é a primeira do dia, apos um longo jejum de 7 a 8 horas de sono. Também já se confirmou que as crianças sem essa refeição têm mais dificuldade de aprendizado na escola. O café da manhã compoe 25% do valor calórico total diário e compreender o consumo concomitante de carboidratos, vitaminas, minerais, proteínas e cálcio.

A nutricionista Eliana Cristina de Almeida apresentou como dissertação de mestrado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sobre o tema. Entrevistou 1.129 adolescentes de ambos os sexos, resultou que 40,7% nunca ou irregularmente o consumia. Essa prática, pouco aconselhável e inadequada atinge tanto os indivíduos obesos ou com sobrepeso (53,7%), quanto os eutróficos , os que tem peso considerado dentro da normalidade (38,2%). Somente 6,3% e 12,8% da população estudada realizavam, respectivamente, esta refeição corretamente, ingerindo todos os nutrientes necessários após longas horas em jejum.

Os adolescentes que afirmavam fazer a refeição matinal de forma incompleta, consumiam, em média, apenas 16,8% do valor calórico total diário. E o que é pior: ingeriam lipídios (gorduras) acima do recomendado para o café da manhã e prejudicavam a ingestão dos carboidratos.Esse tipo de alimentação desbalanceada, com maior consumo de gorduras pode levar esses adolescentes ao aumento de peso. Pular as refeições é outro erro.O indivíduo sempre acaba compensando na alimentação seguinte. Consumo de alimentos light/diet sem orientação, a percepção e a insatisfação com a imagem corporal, além do estado nutricional, também estão fazendo os adolescentes consumirem alimentos light e diet sem orientação profissional.

Fonte :: Unifesp noticias 14/3/2011
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.