A Biotina e seus benefícios para sua saúde


A Biotina é uma vitamina encontrada em pequenas quantidades em inúmeros alimentos, utilizada na prevenção e tratamento de deficiências nutricionais, associadas à gravidez, alimentação por sonda a longo prazo, desnutrição, perda de peso acelerada; E também utilizada via oral para tratamentos estéticos como queda de cabelo acelerada, unhas quebradiças, erupção cutânea (dermatite seborréica), diabetes e depressão leve.

Os sintomas relacionadas à deficiência de biotina normalmente incluem o afinamento dos cabelos (geralmente com perda da cor do cabelo), erupções cutâneas escamosa vermelha ao redor dos olhos, boca e nariz. Outros sintomas incluem depressão, apatia, alucinações e formigamento nos braços e pernas. Há uma pequena evidência de que o cigarro pode causar a deficiência de biotina. Há ainda evidências preliminares de que a perda de cabelo pode ser reduzida quando a biotina é tomada por via oral em combinação com o zinco.

Em 1927, Margaret A. Boas descobriu que ratos alimentados apenas com claras de ovo vieram a desenvolver erupções na pele e até mesmo a perda da mesma. Este ficou conhecido como a "síndrome do ovo branco". Mais tarde, ela encontrou uma substância no fígado, que curou a síndrome e a chamou de "fator de proteção X", mais tarde a mesma foi conhecida como biotina ou vitamina B7. Verificou-se que a avidina, uma proteína presente no ovo cru, se liga a B7 impedindo sua absorção, causando assim a deficiência nutricional.

A biotina é um componente importante das enzimas no organismo capaz de "quebrar" certas substâncias como as gorduras, carboidratos e outros nutrientes. Não há nenhum teste de laboratório capaz de detectar a deficiência de biotina. Normalmente esta condição é identificada por seus sintomas, que incluem o enfraquecimento de cabelo, erupções cutâneas, pele escamosa e avermelhada ao redor dos olhos, nariz e boca.

Interação com Alimentos - A clara de ovo contém uma substância que se liga à biotina no intestinal e evita com que a mesma seja absorvida. Comer duas ou mais claras de ovos por dia durante vários meses, causou a deficiência de biotina de forma grave, suficiente para produzir todos os sintomas descritos.

A biotina é vital para as funções metabólicas, auxilia na conversão dos alimentos em energia, realiza a carboxilação (reações químicas e enzimáticas nas células), auxilia na regulação dos níveis de glicose no sangue, auxilia na crescimento/manutenção e reparação dos tecidos, auxilia na redução da gordura em excesso (útil no tratamento na redução da gordura corporal), auxilia na redução dos níveis de colesterol, na síntese de ácido ascórbico, ácidos graxos livres e aminoácidos.

A dose apropriada de biotina depende de vários fatores, tais como a idade do paciente, saúde e outras condições. No momento não há ainda informações científicas suficientes que determinem a dosagem adequada de biotina. É importante termos em mente também que o consumo de produtos naturais são sempre mais seguros. Certifique-se sempre de seguir as orientações de seu nutricionista, este é o profissional capaz de calcular seu plano alimentar e iniciar a suplementação de biotina quando necessário.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica & Nutrição em Cirurgia Plástica.

Referências:
Henry JG, Sobki S, Afafat N. Interferência pela terapia da biotina na medição de TSH e T4 livre por ensaio imunoenzimático em Boehringer Mannheim ES 700 analisador. Ann Clin Biochem 1996; 33:162-3 .
Hochman LG, RK Scher, MS Meyerson. Unhas frágeis: a resposta à suplementação de biotina por dia. Cutis 1993; 51:303-5 .
Disse HM, Redha R, Nylander W. transporte biotina no intestino humano: a inibição por drogas anticonvulsivantes. Am J Clin Nutr 1989; 49:127-31 .
Bonjour JP. Biotina em Nutrição Humana. Ann NY Acad Sci 1985; 447:97-104 .
Krause KH, Bonjour JP, P Berlit, Kochen W. Biotina status de epilépticos. Ann NY Acad Sci 1985; 447:297-313 .
Mostrar mais referências
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.