CFN divulga documento sobre atenção primária

Na semana de comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, o Conselho Federal de Nutricionistas publica um documento em que expõe sua posição sobre a atenção primária e o nutricionista.
Com argumentos baseados na situação epidemiológica atual, o texto apresenta razões que justificam a incorporação de ações de alimentação e nutrição na porta de entrada da rede prestadora de atenção à saúde.

Dirigido a gestores federais, estaduais e municipais de saúde, o documento foi elaborado com a colaboração de pesquisadores do Observatório de Política de Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade de Brasília e de docentes da Universidade Federal Fluminense.
Sua leitura se destina também a profissionais de saúde, especialmente ao nutricionista, pois aborda a abrangência da atuação do nutricionista nessa área.

Ao apresentar o contexto atual em que cresce o consumo calórico e diminui o de frutas, verduras e legumes, o documento defende que "fortalecer e qualificar o cuidado nutricional no âmbito da atenção primária é uma forma mais econômica, ágil, sustentável e eficiente de prevenir a ocorrência de novos casos de obesidade e doenças associadas à má alimentação".

Acesse aqui o texto na íntegra.

Fonte: CFN
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.