Folheto sobre sucralose
Descoberta em 1976, a sucralose foi desenvolvida em conjunto pela Tate & Lyle PLC e a McNeil Nutritionals, LLC, uma empresa da Johnson & Johnson. A sucralose foi aprovada para consumo em 15 categorias de alimentos e bebidas pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) em 3 de abril de 1998. Foi a mais ampla aprovação inicial já conferida pela FDA para um ingrediente alimentar. A FDA expandiu a finalidade da sucralose em 1999, aprovando-a como adoçante de “uso geral”. A sucralose também foi aprovada para uso em alimentos e bebidas em cerca de 80 países, incluindo Canadá, Austrália e México.
A sucralose é feita a partir do açúcar por meio de um processo patenteado de produção em diferentes etapas, que substitui seletivamente três átomos de cloro por três grupos de hidroxila na molécula do açúcar. O cloro está presente naturalmente em muitos alimentos e bebidas que consumimos diariamente, desde a alface e cogumelos ao sal de cozinha. Essa alteração produz um adoçante que não possui nenhuma caloria, sendo ainda 600 vezes mais doce que a sacarose. A sucralose tem o mesmo sabor do açúcar. Possui um sabor doce e leve, facilmente perceptível, que não deixa um desagradável gosto residual.
A sucralose não é utilizada como energia pelo organismo porque não é absorvida como a sacarose. A sucralose passa rapidamente pelo organismo praticamente inalterada. A sucralose foi sido amplamente testada em mais de 100 estudos ao longo de 20 anos, descobrindo-se que possui um excelente perfil de segurança e sendo notadamente um ingrediente inerte. Pode ser utilizada por todas as pessoas, incluindo gestantes, mães lactantes e crianças de todas as idades. Nenhum subgrupo de pessoas foi excluído do uso da sucralose. A sucralose também é adequada para indivíduos com diabetes, visto que a pesquisa demonstrou que a sucralose não atua no metabolismo do carboidrato, no controle da glicose no sangue a curto ou longo prazo, ou na secreção de insulina.
A sucralose mantém sua doçura nas mais diversas condições de temperatura e armazenamento ao longo do tempo. Devido à sua estabilidade, fabricantes de alimentos podem utilizar a sucralose para criar uma série de alimentos e bebidas de excelente sabor, por exemplo frutas em conservas, bebidas à base de frutas de baixa caloria, produtos de panificação e ainda molhos e xaropes. A sucralose também pode ser utilizada como adoçante em suplementos dietéticos e alimentos medicinais.
A sucralose está disponível como ingrediente para uso em inúmeros alimentos e bebidas, sob o nome de Sucralose SPLENDA® . Atualmente, uma série de produtos adoçados com Sucralose SPLENDA® está nas prateleiras dos supermercados, como refrigerantes, bebidas de frutas de baixa caloria, iogurtes, cereais matinais, sorvetes e suplementos dietéticos. Diversos alimentos e bebidas também exibem o logotipo “adoçado com SPLENDA®” nas embalagens. Para mais informações sobre o ingrediente Sucralose SPLENDA®, acesse o site www.tateandlyle.com.
A sucralose está disponível no varejo como adoçante de mesa sob a marca adoçante sem calorias SPLENDA® em duas formas - granular e sachês. O adoçante de mesa granular pode ser utilizado na mesma proporção como substituto do açúcar. Possui a mesma consistência e medida do açúcar. O prático formato em sachês pode ser utilizado para adoçar bebidas e como cobertura de cereais ou frutas.
Novas inclusões à família de produtos de varejo da marca SPLENDA® são a mistura de açúcar para culinária SPLENDA® e a mistura de açúcar mascavo SPLENDA® . A mistura de açúcar para culinária SPLENDA® é a única mistura de açúcar puro e sucralose SPLENDA®. Pela primeira vez os consumidores poderão sentir ainda mais o sabor e os benefícios do açúcar nos pratos domésticos, reduzindo o açúcar pela metade.
A mistura de açúcar para culinária SPLENDA® contém açúcar, o que permite aos consumidores obter produtos de panificação que douram, crescem e possuem excelente textura. Os consumidores apenas precisam usar metade de uma xícara da mistura de açúcar para culinária SPLENDA® para substituir a doçura de uma xícara de açúcar.
A mistura de açúcar mascavo SPLENDA® é uma mistura exclusiva de açúcar mascavo e sucralose SPLENDA® . Este produto foi criado para ajudar a eliminar a calorias do açúcar e ao mesmo tempo, fornecer textura, umidade e sabor semelhantes ao açúcar mascavo.
Na mistura de açúcar mascavo SPLENDA®, parte da doçura é obtida do açúcar mascavo e parte da sucralose sem caloria - apenas ½ xícara da mistura de açúcar mascavo SPLENDA® substitui uma xícara inteira de açúcar mascavo em qualquer receita.
Mais informações sobre esses produtos estão disponíveis no endereço www.splenda.com
Benefícios
Tem gosto de açúcar
A sucralose tem gosto de açúcar e não deixa sabor residual desagradável. Em testes científicos de sabor realizados por empresas de pesquisa independentes, descobriu-se que a sucralose possui um perfil de sabor muito semelhante ao açúcar.
Estável ao calor
A sucralose é excepcionalmente estável ao calor, sendo ideal para uso no cozimento, conservação, pasteurização, processamento asséptico e outros processos de produção que exigem altas temperaturas. Em um estudo entre inúmeros produtos de panificação, frutas em lata, caldas, geléias e gelatinas, nenhuma perda mensurável de sucralose ocorreu durante o processamento e ao longo do tempo de validade.
Ajuda no controle de ingestão calórica
A sucralose não é metabolizada, portanto, não possui calorias. Ela passa pelo organismo praticamente inalterada, não é afetada pelo sistema digestivo e não é acumulada no organismo. Ao substituir o açúcar pela sucralose em alimentos e bebidas, as calorias podem ser reduzidas drasticamente e, em diversos produtos, praticamente eliminadas.
Benéfica para pessoas com diabetes
A sucralose não é reconhecida pelo organismo como açúcar ou carboidrato. Portanto, não tem efeito na utilização da glicose, no metabolismo do carboidrato, na secreção da insulina ou na absorção da glicose e da frutose. Estudos em pessoas com níveis normais de glicose no sangue e em pessoas com diabetes do tipo 1 e tipo 2 confirmaram que a sucralose não afeta o controle da glicose a curto ou longo prazo.
Não promove a decomposição dos dentes
Estudos científicos demonstraram que a sucralose não contribui para o crescimento da bactéria oral responsável pela degeneração dos dentes.
Longa vida útil
A sucralose tem um sabor igual ao do açúcar, sendo estável ao calor, a líquidos e aos armazenamento exigidos para todos os tipos de alimentos e bebidas. É especialmente estável em produtos ácidos, como refrigerantes e outros produtos com base em líquidos (como molhos, gelatina, produtos lácteos e bebidas de frutas processadas). A sucralose também é muito estável em produtos secos como bebidas em pó, sobremesas instantâneas e adoçantes de mesa.
Compatibilidade de ingrediente
A sucralose possui excelentes características de solubilidade para uso na produção de alimentos e bebidas, sendo altamente compatível com ingredientes alimentícios comumente utilizados, incluindo aromatizantes, condimentos e conservantes.
Segurança
A segurança da sucralose está documentada por um dos mais variados e amplos programas de testes de segurança realizados em novos aditivos alimentares. Mais de 100 estudos conduzidos e avaliados ao longo de 20 anos claramente demonstram a segurança da sucralose como ingrediente adoçante. Os mais completos estudos de segurança foram realizados nas áreas de câncer, efeitos genéticos, reprodução e fertilidade, defeitos congênitos, imunologia, sistema nervoso central e metabolismo, determinando não haver problemas de segurança nessas áreas.
Atendendo à demanda do consumidor no futuro
Recente pesquisa de Conselho de controle de calorias do consumidor(Calorie Control Council Consumer) mostra que mais de 180 milhões de adultos americanos estão reincorporando alimentos e bebidas de baixa caloria e sem açúcar as suas refeições, como parte de um estilo de vida saudável. As pessoas continuarão a exigir uma maior variedade de produtos de baixa caloria, enquanto procuram fazer escolhas alimentares mais saudáveis. A sucralose ajuda a atender a essa demanda devido à sua combinação exclusiva de sabor igual ao açúcar e excelente estabilidade. A sucralose pode ser utilizada em uma vasta gama de produtos, muitos dos quais anteriormente indisponíveis no formato de caloria reduzida e açúcar reduzido, devido à capacidade da sucralose de resistir a altas temperaturas no forno e no fogão.
A sucralose pode ser utilizada para criar novas categorias de produtos alimentícios e de bebidas, como biscoitos, bolos, coberturas de sorvete, e recheios de frutas e tortas. Também pode ser utilizada para expandir o mercado para produtos de baixa caloria, como geléias e gelatinas, chicletes e refrigerantes. A disponibilidade da sucralose expandirá o mercado ao fornecer produtos com melhor sabor, maior estabilidade e, por fim, ao dar mais opções para os consumidores.
Post a Comment