Soja e saúde da mulher

Sem dúvida a soja é um dos alimentos funcionais mais difundidos, especialmente entre o público feminino. Tal fama se deve a presença de compostos denominados isoflavonas, substâncias similares ao estrógeno – hormônio sexual feminino.

Qual a função do estrógeno?

O estrógeno é o hormônio responsável pelas formas corporais femininas e pela multiplicação das células das mamas. Os níveis de estrógeno podem sofrer diminuição em diversos momentos da vida da mulher como na menopausa, mas também em situações específicas como a TPM e Síndrome dos Ovários Policísticos.

O excesso de estrógeno também pode aumentar o risco de câncer de mama e de útero.


Quais os sinais da falta de estrógeno?

Os sinais mais importantes da falta de estrógeno ocorrem no período da menopausa. Nessa fase, a diminuição do hormônio causa as comuns ondas de calor, diminuição da lubrificação vaginal e da libido feminina, ressecamento da pele, aumento do risco de doenças cardiovasculares e de osteoporose.


Como agem as isoflavonas da soja?

As isoflavonas presentes na soja são um tipo de fitoestrógeno (estrógeno de origem vegetal) que tem a capacidade de imitar o estrógeno, porém de forma mais suave e com menos efeitos indesejáveis. As células reconhecem as isoflavonas como estrógeno, ou seja, as isoflavonas vão atuar como estrógenos mais fracos, suprindo a carência do hormônio, porém sem aumentar o risco de tumores induzidos pelo estrógeno.


A soja pode ser utilizada na prevenção dos sintomas da menopausa?

Sim! O consumo regular de soja na forma de grãos ou da proteína de soja tem a capacidade de fornecer isoflavonas em quantidades suficientes para obter o efeito desejado da diminuição dos sintomas e diminuição do risco de doenças cardiovasculares e osteoporose.


Como incluir a soja na alimentação diária?

A soja em sua forma de grãos pode ser consumida em saladas ou refogados. Já a proteína texturizada de soja (carne de soja) pode ser consumida em substituição a carnes como aves e bovinos compondo quibes, refogados, sopas, almôndegas, entre outras preparações.


Quanto consumir?

Para que sejam alcançados os benefícios da soja, a recomendação é consumir 25 gramas de proteína de soja ou 60 gramas de grãos de soja diariamente.

Vale ressaltar que os benefícios são obtidos com um consumo regular, portanto, inclua já a soja no dia a dia! A prevenção deve começar desde cedo.

Dra Vivian Zollar

Nutricionista da Qualy Food

Áreas de atuação: Educação alimentar, Atendimento nutricional, Nutrição esportiva e Alimentação infantil.




Fonte: http://www.qualyfood.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.