Estilo de vida: hábitos e conseqüências

Atualmente a incidência da obesidade encontra-se alta nos diversos grupos populacionais, distribuída pelas faixas etárias. Os maus hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, dentre outros, são fatores de risco para o desencadeamento de diversas doenças graves.

Pesquisa recente obteve como objetivo determinar a associação entre o hábito de assistir televisão e a presença de gordura abdominal em adultos jovens, avaliando o consumo de alimentos e bebidas nos períodos em que essa população assiste televisão. Fatores como a diminuição do tempo de atividade física também foi avaliada. Os resultados evidenciaram o consumo alimentar diante da televisão colabora para o aumento da gordura, principalmente da abdominal.

O consumo de alimentos e bebidas também foi avaliado em indivíduos com hábitos tabagistas. Os resultados mostraram algumas diferenças no consumo alimentar entre homens e mulheres, mas em ambos os sexos houve aumento no consumo de bebida alcoólica e a base de café.

O estilo de vida afeta de forma negativa o consumo alimentar. O hábito de se alimentar ao mesmo tempo em que se assiste televisão colabora para o consumo de calorias além do necessário, causando aumento de peso e obesidade. O hábito tabagista prejudica, além do consumo alimentar, a saúde dos indivíduos, uma vez que colabora de alguma forma para ingestão de bebidas alcoólicas e a base de café, as quais são pobres em nutrientes e prejudicam a ingestão a absorção de nutrientes importantes.

Sendo assim, além de orientações nutricionais, devem ser desenvolvidos e aplicados programas que visem estimular os bons hábitos de vida, assim como a prática da atividade física e o auxílio a fumantes deixarem o vicio. O trabalho em conjunto poderá colaborar para a melhora do estado nutricional e qualidade de vida da população.

Fontes:

Cleland VJ; Schmidt MD; Dwyer T; Venn AJ. Television viewing and abdominal obesity in young adults: is the association mediated by food and beverage consumption during viewing time or reduced leisure-time physical activity? Am J Clin Nutr; 87(5): 1148-55, 2008 May.

de Castro JM; Taylor T. Smoking status relationships with the food and fluid intakes of free-living humans. Nutrition; 24(2): 109-19, 2008 Feb.

Saúde Pública - 17/12/2008
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.