A importância da alimentação na gestação

Durante a gestação, a maioria das necessidades nutricionais estão aumentadas, uma vez que é necessário haver nutrientes e calorias suficientes para manter o estado nutriconal adequado da mãe e oferecer todo o aporte necessário ao crescimento e desenvolvimento fetal.

Estudo recente identificou que a saúde dos ossos inicia durante a gestação, com o consumo adequado da mãe. O consumo adequado da vitamina D colabora para esse benefício, o qual favorece tanto a mãe quanto o bebê.

Outros nutrientes como o ferro também são necessários em quantidades adequadas garantindo a saúde e o bom desenvolvimento fetal.

O cuidado na alimentação continua após o nascimento, assim como pode ser observado em estudo que aborda o papel da alimentação na ocorrência da anemia ferropriva nos primeiros seis meses de vida. O trabalho demosntra que essas crianças encontram-se em situação de alto risco para o desenvolvimento da anemia ferropriva.

Essas informações evidenciam a importância de intervenções da saúde pública e de orientação nutricional para prevenção de consequências de deficiência nutricional. As gestantes devem ser orientadas e auxiliadas a obter alimentação que supram suas necessidades aumentadas, para garantir a saúde do feto. As informações em relação ao aleitamento materno também são extremamente necessárias, uma vez que a criança no início da vida está em intensa fase de crescimento e desenvolvimento.

Fontes:

Oliveira, Andréa Silva de; Silva, Rita de Cássia Ribeiro; Assis, Ana Marlúcia Oliveira. O papel da prática alimentar na ocorrência da anemia ferropriva nos primeiros seis meses de vida: uma análise da situação no Brasil. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr; 33(1): 89-102, abr. 2008.

Lowdon J. Getting bone health right from the start! Pregnancy, lactation and weaning. J Fam Health Care; 18(4): 137-41, 2008
http://nutricaosadia.blogspot.com/
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.