Leite

Segundo análises, o leite esterilizado NÃO perde nutrientes se comparado ao pasteurizado.

Alguns especialistas contestam a informação, dizendo que a ultrapasteurização, na qual o leite é aquecido a temperaturas muito altas (de 130 a 140º C), faz com que algumas vitaminas e outros nutrientes sejam perdidos.

Porém, o Ministério da Agricultura e da FAO, ligada à Organização Mundial da Saúde, diz que essas perdas nutricionais não são relevantes, e que os dois tipos de leite são "equivalentes".

Quanto ao Cálcio, a recomendação que utilizamos é a RDA (Recommended Dietary Allowances), que estipula que a ingestão de 800mg (mulheres e homens acima de 25 anos) ou 1200mg para mulheres nas fases de gravidez e lactação.

Nível permitido de Coliformes fecais , bactérias e diferenças entre Leites Tipo A, B e C:

* Leite Tipo A - ordenha mecanizada, mantido resfriado abaixo de 10Cº até ser processado, este feito no mesmo local com processamento imediato. Limite bacteriano na contagem padrão de 2.0 x 1000 UFC por mL e ausência de coliformes fecais. Presença de até 0,05 u por mL de antibióticos.

* Leite Tipo B - ordenha preferencialmente mecanizada, transportado resfriado abaixo de 10C, até no máximo 6 horas entre a ordenha e o início do processamento. Limite bacteriano na contagem padrão de 8.0 x 10000 UFC por mL, coliformes totais 4,0 por mL e de coliformes fecais 1,0 por mL.

* Leite Tipo C - ordenha manual, manutenção do leite bruto sem resfriamento obrigatório, transporte com tempo não especificado até o local de processamento. Limite bacteriano na contagem padrão de 3.0 x 100000 UFC por mL, coliformes totais 4,0 por mL e coliformes fecais 2,0 por mL.

Os regulamentos referentes à produção sanitária, ao processamento e à distribuição do leite são os mesmos, contidos na publicação "MILK ORDINANCE AND COD", dos EUA, e servem como padrão de referência para os métodos definidos pela ABNT e para os padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Outra diferença que pode existir: a legislação estabelece que, tanto o leite A quanto o B têm que ser vendidos na forma integral. Já o C, pode ter parte de sua gordura retirada, tendo que apresentar no mínimo 3% de gordura. As nossas tabelas de composição química apresentam o leite com valores nutricionais iguais, por isso nos baseamos nos 3 tipos com um só valor nutricional.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.