A importância dos ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa na gestação e lactação
Os ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa (AGPICL), ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido araquidônico (AA) são componentes essenciais não só para o desenvolvimento neurológico quanto para a função visual da criança. O objetivo desta revisão foi buscar estudos recentes sobre a importância desses nutrientes no período gestacional e neonatal.
A maior necessidade dos AGPICL ocorre durante a vida intra-uterina e nos primeiros meses de vida. A mãe é um fator determinante na oferta desses ácidos graxos para a criança. O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento da criança. O bebê não tem capacidade de elongação e dessaturação dos ácidos graxos e dessa maneira as fórmulas infantis devem conter AGPICL pré-formados.
Palavras-chave: Gestação, Lactação, Lactente, Ácido graxo essencial, Ácido linoléico, Ácido linolênico, Ácido docosahexaenóico, Ácido araquidônico
Deseja ler o artigo na íntegra? Envie para nós um email para nutricaosadia@yahoo.com.br e solicite o artigo, especificando o título.
Post a Comment