A importância da educação nutricional
Sendo assim, diversas pesquisas são realizadas com o objetivo de buscar as melhores condutas em relação aos cuidados alimentares e de saúde. Assim como estudo recente, o qual abordou o tratamento de diabetes através de intervenção por sessões de educação sobre cuidados e tratamentos. Os resultados evidenciaram a melhora dos índices glicêmicos, do perfil lipídico e melhora do estado nutricional.
Outro estudo obteve como objetivo comprovar estratégias de aprendizagem que ajudam a melhorar os conhecimentos nutricionais em enfermeiras e auxiliares. O trabalho foi desenvolvido em grupo de profissionais que cuidavam de idosos, os quais possuem necessidades nutricionais especiais. Foram aplicados testes de conhecimentos gerais e sobre nutrição em geriatria antes e depois de serem aplicadas sessões de educação nutricional. Os resultados demonstram claramente a melhora do conhecimento de nutrição em geriatria.
Os trabalhos citados mostram que quando a educação nutricional é aplicada de forma adequada, abordando de forma efetiva os assuntos de interesse da população em estudo, promove melhora dos conhecimentos nutricionais, os quais proporcionam benefícios na saúde e qualidade de vida.
Fontes:
Ma Y; Olendzki BC; Merriam PA; Chiriboga DE; Culver AL; Li W; Hebert JR; Ockene IS; Griffith JA; Pagoto SL. A randomized clinical trial comparing low-glycemic index versus ADA dietary education among individuals with type 2 diabetes. Nutrition; 24(1): 45-56, 2008 Jan.
Arroyo, Marta; Rocandio, Ana María; Ansotegui, Laura; Pascual, Estíbaliz; Martínez de la Pera, Concepción. Cooperative learning strategies to teach nutrition to geriatric nursing staff. Arch Latinoam Nutr; 58(1): 27-32, mar. 2008.
Livro Guia Prático de Terapia Nutricional: Manual de Boas Práticas
Post a Comment