Medicamentos X consumo de alimentos


A medicina evoluiu muito nos últimos anos, assim como a variedade de medicamentos existentes. Para cada doença existem diversas opções de tratamentos através de remédios e suas associações, sendo que todo o tratamento deve ser feito com o acompanhamento médico.

Quando as pessoas adoecem, entre as orientações médicas, estão o tratamento medicamentoso adequado, repouso e boa alimentação, dentre outros. Mas por que as pessoas que fazem alguns tipos de tratamentos possuem o apetite diminuído, fator que pode prejudicar a evolução e melhora?

Estudo evidencia o fato de que numerosas drogas possuem grande influência na sensibilidade dos pacientes em sentir os gostos dos alimentos e preparações, havendo grande incidência de alteração do paladar. Esse fato pode alterar a qualidade de vida do paciente, escolhas alimentares, estado emocional, dentre outros. O estudo o destaca o efeito dos medicamentos no paladar em alguns tratamentos, assim como anti-hipertensivos e antidepressivos. Então apenas esses pacientes poderiam sofrer os efeitos sobre o paladar?

Outros estudos determinam a presença de alterações no paladar com a utilização de outros medicamentos, utilizado em larga escala entre idosos, agravando ainda mais os distúrbios e a dificuldade em relação a alimentação adequada.

Os dados sugerem que suspender o uso dos medicamentos não é a melhor solução para as alterações alimentares, mas o estudo desse assunto é de grande importância para que os fabricantes e laboratórios priorizem esse efeito causado pelos medicamentos, com o objetivo de melhora do estado geral do paciente, colaborando para sua cura.

Fontes: RGNutri

Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.