As Cores Nos Alimentos

O valor terapêutico de plantas, ervas e frutas é um aspecto muito importante para uma melhor integração do homem com os alimentos que consome, em busca de um equilíbrio do corpo humano. Este equilíbrio pode ser prejudicado pelo processo de oxidação celular, gerando a formação de resíduos.

As reações químicas desta oxidação podem ser reduzidas através de uma alimentação saudável, ativando assim o código genético para a emissão de células com potencial de geração de energia orgânica e mantendo as estruturas orgânicas em equilíbrio.

Os sucos verdes atuam como nutrientes de alto teor energético e que podem modificar completamente o comportamento do organismo, agindo nos músculos, nervos e dificultando a aquisição de doenças. As hortaliças, principalmente as de folhas verdes, possuem substâncias chamadas fitobioquímicos, as quais combatem os radicais livres e alguns tipos de tumores.

O consumo de alimentos industrializados, os quais são pobres em elementos bioorgânicos, carboidratos e proteínas, sem a ingestão adequada de verduras, legumes e frutas, aumenta a oxidação pela ausência de elementos importantes para a eliminação de subprodutos tóxicos do metabolismo.

Estudos mostram que a ingestão de grande quantidade de hortaliças pode neutralizar a formação de radicais livres e carcinógenos. Esta quantidade pode ser de aproximadamente quatro porções de folhas verdes, legumes e frutas ou quatro copos de sucos clorofilados, à base de verduras.
Se a pessoa obtiver os nutrientes de fontes bioorgânicas variadas, conseguirá aumentar os níveis de oxigenação nas células, fazendo com que o núcleo celular gere energia orgânica de alto nível biológico, proporcionando ao organismo uma performance orgâncio-energética melhor.

Os sucos verdes à base de fitobioquímicos, clorofila, vitaminas e minerais bioorgânicos promovem uma simbiose de nutrientes reestruturadores e ao mesmo tempo desintoxicadores, que fluidificam o circuito bioenergético do corpo. O crescimento e a reprodução das células se processam a partir do alimento que penetra no corpo, principalmente os alimentos verdes e frescos.

A CLOROFILA

A clorofila ganha importância entre as substâncias que não têm valor nutricional mas que exercem papel fundamental nos processos bioquímicos de desintoxicação das células.

De acordo com G. W. Rapp, a clorofila possui ação antibacteriana, apresenta indícios de agir como cicatrizante e estimula o crescimento de tecido novo, reduzindo o perigo de contaminação por bactérias.

A clorofila combate o crescimento de tumores, principalmente os pulmonares, atuando sobre as glândulas endócrinas, evitando tumores linfáticos e enriquecendo o sangue, liberando as artérias entupidas.
As maiores fontes desta substância são as hortaliças de folhas verdes.

GRUPO DAS CORES


VERDE

Espinafre vitamina A, C, ferro, magnésio, potássio, sódio, indóis
pimentão vitamina A, C,
manjericão vitamina A, indóis
menta vitamina A
salsa vitamina A

AMARELO

cenoura Ácidos Clorogênicos, cumarinas, flavonoides, vitaminas A, B, C, D, E, K, cálcio, fósforo, potássio, sódio
mamão fibras, vitamina A, B
pêssego fibras, niacina, ferro
manga fibras, beta-caroteno, C, E, niacina, potássio, ferro, cálcio e fósforo

VERMELHO

Tomate ácido clorogênico, cumarina, licopeno, flavonoides, B2, C, ferro, potássio, magnésio, fósforo
melancia fibra solúvel, vitamina C, potássio, licopeno
cereja fibra solúvel, vitamina C, licopeno
pimentão vitamina A, C
morango fibra solúvel, insolúvel (sementes), vitamina C, folato, antocoanina, ácido elágico, ácido clorogênico e P- coumarie

BRANCO

Batata vitaminas A, B (B6), C, D, cálcio, cobre, ferro, potássio, magnésio, manganês, sódio,
cogumelo ácido glutâmico, potássio, cálcio, selênio, vitamina C e niacina
banana vitamina C, B6, folato, potássio
couve-flor fibras, vitamina C, folato, potássio
arroz

MARROM

aveia fibras,
nozes complexo B, ubiquinol 10 (coenzima Q-10)
arroz integral complexo B, alguns são enriquecidos com tiamina
integrais fibras, complexo B, ferro, cálcio

ROXO

uva fibra solúvel, ferro, potássio, vitamina C, ácido elágico, quercitiina (pigmento da casca), diminuição dos riscos de ataques cardíacos entre consumidores de vinho.
ameixa vitamina C, potássio, complexo B
figo fibras, magnésio, potássio, cálcio, ferro,
blue barries
beterraba colina, vitamina A, B6, C, ferro, sódio, potássio,
repolho roxo inodol, phenetyl, isotiocinato, ácido pantotênico, B6, C, cloro, iodo, fosfato

SUBSTÂNCIAS

Licopeno: presente em tomates, pimentão, beterraba, rabanete (casca).Substância que dá a cor avermelhada e que dificulta a degeneração das células.

Sulforane: encontrado na couve manteiga, couve-flor, couve de bruxelas, brócolis e nabo. Sintetizado artificialmente. Impedem que a molécula cancerígena se instale. Indicado para prevenir câncer de mama e cólon.

Ácidos clorogênicos e P-Coumaric: encontrado em tomate, cenoura, pimentão, abacaxi e morango São capazes de evitar a formação de substâncias causadoras do câncer, expulsando o óxido nítrico das células, formado durante a digestão, antes que ele combine com componentes das proteínas. Ajudam a prevenir o câncer de mama e a leucemia.

PEITC - Phenethyl Isothiocyanate: encontrado em repolhos e nabos. Estudos feitos com ratos mostraram que inibe o câncer de pulmão
Ácido elágico: encontrado em morangos, uvas e framboesas. Neutraliza as substâncias cancerígenas antes de invadirem o DNA. Melhora o aspecto da pele.

Genistein: encontrado na soja. Provoca suicídio das células malígnas
Indole - 3 - carbinol: encontrado na Couve-flor. Atua contra o câncer de mama

indois: proteção contra câncer (vários)

Sulfido alílico: encontrado no Alho e cebola. Energiza as enzimas capazes de desintoxicar susbstâncias câncerígenas. Detém processos inflamatórios.

Flavonóides: Está presente em quase todos os vegetais. Principalmente nas cascas de frutas cítricas. Instalam-se nas células antes que os hormônios causadores do câncer se depositem , impedindo-os de aderir ã superfície das células. Tonifica pele e músculos.

antocianina: bioflavonóide de coloração avermelhada,
ácido elágico

isotiocinato: estimulam as enzimas protegendo contra câncer de mama

cumarinas: proteção contra o câncer e previnem a coagulação sanguínea

RGNUTRI
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.