Estatura X Estado Nutricional


O estado nutricional é objeto de diversos estudos, sendo relacionados a causas e efeitos, como os maus hábitos alimentares que resultam em obesidade ou mesmo a presença da obesidade como fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças. O que mais podemos saber sobre o estado nutricional das pessoas?

Pesquisa recente revela que nos últimos 40 anos o hábito de comer fora de casa aumentou, resultando no consumo de porções maiores de alimentos, contribuindo para a obesidade. Essa oferta de porções grandes de preparações alimentares é oferecida para todas as pessoas, sem levar em conta as necessidades individuais, assim como o sexo, idade ou mesmo a altura. Sendo assim o estudo se baseia na relação entre o estado nutricional e a prática alimentar realizada fora de casa, levando em conta o fato das pessoas com estatura mais baixa necessitam de menor quantidade de calorias do que as pessoas mais altas para manter seu peso, sendo maiores candidatos a possuírem maior peso corpóreo e índice de massa corpórea mais elevada. Os resultados do estudo indicam que apesar das pessoas mais altas poderem consumir maior quantidade calórica do que as mais baixas, resultando em menor elevação do índice de massa corpórea, esse marcador antropométrico têm se mostrado elevado tanto em pessoas de alta como de baixa estatura.

Mas como a baixa estatura poderia estar relacionada com as necessidades calóricas? Trabalho recente abordou a presença de desnutrição em recém nascidos até 5 anos de idade, verificando esses indivíduos podem apresentar baixa estatura na fase adulta, possuindo alguns déficits funcionais, assim como a capacidade reduzida para realizar trabalho físico. Os indivíduos de maior estatura apresentaram melhor desempenho no trabalho e consumo alimentar mais elevado. O estudo ainda enfatiza que a manutenção de um estado nutricional adequado colabora para o melhor desempenho de trabalho e produtividade.

Teoricamente, a estatura possui relação direta com o a classificação do IMC, uma vez que indíviduos com altura mais elevada tendem a ter um índice de massa corpórea menor, resultando em menor porcentagem de classificação de sobrepeso ou obesidade. Porém os dados dos estudos recentes verificam que essa relação não ocorre da mesma forma, havendo índices elevados na população, independente da estatura. Além disso, os dados relatam sobre a necessidade de haver um estado nutricional adequado com o obejtivo de atingir melhor desempenho das atividades do dia a dia. Sendo assim, independete da estatura, e da quantidade de calorias que possa ser ingerida, deve-se controlar a qualidade da alimentação, garantindo um peso adequado e melhor qualidade de vida.

Fontes:

Cohen DA; Sturm R. Body mass index is increasing faster among taller persons. Am J Clin Nutr; 87(2): 445-8, 2008 Feb.

Florêncio, Telma T; Ferreira, Haroldo S; Cavalcante, Jairo C; Assunçâo, Monica L de; Sawaya, Ana Lydia. Short stature and food habits as determining factors for the low productivity of sugarcane labourers in the State of Alagoas, north-eastern Brazil. Arch Latinoam Nutr; 58(1): 33-39, mar. 2008.

Saúde Pública - 06/05/2009
Nutrição em Pauta
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.