Mãe britânica é avisada por carta que o filho tem sobrepeso e fica furiosa

Garoto de 5 anos estava apenas 450 gramas acima da tabela de referência que avalia peso e altura da criança

A obesidade infantil está atingindo proporções tão grandes no mundo que governos de alguns países têm criado programas como forma de evitar problemas de saúde das crianças no futuro. Porém, no Reino Unido, esta semana uma ação que faz parte do National Child Measurement Programme, que pesa e mede crianças entre 4 e 5 anos e 10 e 11 anos durante o ano letivo, causou polêmica.

A mãe de um garoto de 5 anos, Zac Forder, recebeu uma carta do serviço de saúde informando que a criança estava acima do peso, correndo risco de desenvolver problemas cardíacos, diabetes, câncer e hipertensão, típicos de obesos.

A questão era que Zac estava apenas 450 gramas acima do peso para a sua idade, de acordo com tabela de referência, o que fez com que Michala questionasse a atitude do programa. “Isso me deixou furiosa. É uma carta ridícula. Tudo que alguns pais irão ler é ´sobrepeso´ e ´câncer´. É uma atitude prejudicial. Deve haver um caminho melhor para fazer isso”, disse a mãe do garoto em entrevista ao Daily Mail.

Michala ressaltou ainda que não contou a Zac sobre a informação a respeito de seu peso por medo de ele desenvolver algum tipo de transtorno alimentar por causa da avaliação.

Fonte: revistacrescer.globo.com
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.