Desnutrição: causas X intervenções
A transição nutricional é um assunto de grande interesse para a saúde pública, uma vez que há uma grande mudança no foco das intervenções nutricionais. A obesidade está tomando lugar da desnutrição, causando outros tipos de prejuízos á saúde da população. Porém, a desnutrição ainda está presente e em proporções alarmantes entre a população. Os cuidados para sua prevenção e tratamento devem continuar para minimizar os efeitos da desnutrição nesta parcela da população.
Mas como está o quadro da desnutrição atual?
Os países em desenvolvimento ainda apresentam altas taxas de desnutrição, devido á dificuldade ao acesso a alimentação adequada. As intervenções nutricionais são de grande importância, minimizando os efeitos da desnutrição na população de baixa renda.
Mas todas as intervenções nutricionais de combate a desnutrição são realizadas da mesma forma?
Estudos têm demonstrado que a desnutrição se manifesta também em pacientes hospitalizados e que necessitam de cuidados especiais. De acordo com os resultados do estudo as causas de desnutrição em hospitais forma detectadas e estavam relacionadas a doenças do trato gastrointestinal, infecções, doenças pulmonares e câncer. Sendo assim, as causas da desnutrição devem ser tratadas a partir de intervenções específicas para cada caso, colaborando para a melhora do estado nutricional dos pacientes hospitalizados.
Mas como realizar uma intervenção eficaz no combate á desnutrição?
As causas da desnutrição e as características da população desnutrida devem ser conhecidas, assim como demonstra estudo recente, o qual obteve como objetivo avaliar o impacto de alimentos fortificados inseridos na alimentação de um grupo em estudo. Os resultados do estudo evidenciaram que o aumento do consumo de alimentos fortificados estava associado com a diminuição da ingestão de calorias e de gorduras e aumento no consumo vitaminas e minerais, indicando melhora da qualidade da dieta.
Os dados dos estudos demonstram a presença da desnutrição em diferentes grupos populacionais, evidenciando a importância em identificar a causa da desnutrição e aplicação de intervenções nutricionais eficazes, com o objetivo de melhorar o estado nutricional e qualidade de vida.
Fontes:
Judith M. M. Meijers, et al. Malnutrition prevalence in The Netherlands: results of the Annual Dutch National Prevalence Measurement of Care Problems. British Journal of Nutrition (2009), 101:417-423.
Triona Joyce, Evelyn M. Hannon, Mairead Kiely and Albert Flynn. Analysis of the impact of fortified food consumption on overall dietary quality in Irish adults. British Journal of Nutrition (2009), 101:431-439.
Nutrição em Pauta
Post a Comment