Nutrição na gestação

Durante a gestação, é necessário que a alimentação seja completa e balanceada, para garantir a saúde da mãe e o crescimento e desenvolvimento adequado do bebê. Há recomendações nutricionais específicas para essa fase de vida, sendo fundamental a orientação nutricional por profissionais da área. Mas além das recomendações nutricionais conhecidas, diversos estudos têm sido desenvolvidos com o objetivo de melhorar a nutrição do feto durante a gestação. Quais seriam as descobertas nessa área?

Pesquisa recente avaliou a suplementação da alimentação materna durante a gestação e sua influência no peso ao nascer dos bebês. Os resultados evidenciaram que a suplementação com ácidos graxos monoinsaturados resultaram na diminuição da incidência de baixo peso ao nascer, enquanto a suplementação com ácido graxo poliinsaturado não evidenciou tal efeito no grupo em estudo.

Outra pesquisa baseou-se no fato de que o peso ao nascer pode influenciar no desenvolvimento e saúde da criança. Sendo assim, foi avaliado o papel da alimentação da gestante sobre o desenvolvimento do feto e seu peso ao nascer. Os resultados do estudo demonstraram que o consumo de nutrientes como o ácido araquidônico no final da gestação podem estar envolvidos com a limitação do crescimento fetal.

Os dados dos estudos evidenciam que além das recomendações nutricionais conhecidas para as gestantes, novos estudos revelam conhecimentos mais específicos na área, os quais podem colaborar para a saúde e qualidade de vida das mães e dos bebês.

Fontes:
John Laws, et al. Effect of type and timing of oil supplements to sows during pregnancy on the growth performance and endocrine profile of low and normal birth weight offspring. British Journal of Nutrition (2009), 101:240-249.
Chantal E. H. Dirix, Arnold D. Kester and Gerard Hornstra. Associations between neonatal birth dimensions and maternal essential and trans fatty acid contents during pregnancy and at delivery. British Journal of Nutrition (2009), 101:399-407.
Nutrição em Pauta
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.