Omega 3: benefícios ao coração
Estudo recente evidencia que além da atividade física ser considerada um fator protetor do coração, diminuindo a incidência de doenças cardíacas, o ácido graxo Omega 3 quando consumido de forma adequada também é um fator de proteção contra doenças relacionadas ao coração. O estudo verificou a relação entre o consumo de Omega 3 e a ocorrência de doenças cardíacas. Os resultados do estudo indicam que em apenas um mês de tratamento com dieta enriquecida de Omega 3, resultou em proteção contra eventos cardíacos, como a isquemia, porém o Omega 3 não pode ser usado como único tratamento contra isquemias.
Dados de pesquisa recente sobre os benefícios do consumo de Omega 3 e seu papel protetor em doenças cardíacas, indica que sua ação está relacionada a redução de tromboses e processos inflamatórios, adequação dos níveis de triglicérides, dentre outros. O estudo informa ainda que o consumo de alimentos ricos em Omega 3 assim como peixes pode ser benéfico as pessoas que possuem problemas cardiovasculares, porém suas recomendações ainda necessitam de mais estudos.
Os dados dos estudos demonstram que o consumo de alimentos fonte de Omega 3 possui um papel benéfico ás pessoas que possuem problemas relacionados ao coração. Porém, ainda há necessidade de mais estudos sobre suas ações e quantidades a serem ingeridas. Sendo assim, o consumo deve ser feito de forma equilibrada, fazendo parte de uma alimentação balanceada.
Fontes:
Mancardi D; Tullio F; Crisafulli A; Rastaldo R; Folino A; Penna C; Pagliaro P. Omega 3 has a beneficial effect on ischemia/reperfusion injury, but cannot reverse the effect of stressful forced exercise. Nutr Metab Cardiovasc Dis; 19(1): 20-6, 2009 Jan.
Galli C; Rise P. Fish consumption, omega 3 fatty acids and cardiovascular disease. The science and the clinical trials. Nutr Health; 20(1): 11-20, 2009.
Post a Comment