Férias com as Crianças

Mantenha o fracionamento das refeições, café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar; pois assim além de estar quebrando o jejum, você estará ativando o seu metabolismo ao longo do dia e também para que não exagere nas quantidades ingeridas durante as grandes refeições.

Mesmo acordando mais tarde, coma alguma coisa, como por exemplo uma fruta

Na hora do almoço, coma salada de folhas e legumes crus à vontade e também cozidos, o acompanhamento será à base de carboidratos que poderá ser arroz, batata (cozida, assada, purê), grãos com ervilha, feijão, grão de bico etc; o prato principal que serão as proteínas (carnes, aves, peixes, de boi) de preferência assadas, grelhadas ou cozidas, e uma sobremesa com uma fruta ou um doce com pouca gordura com compota, picolé de frutas.

Se for ao clube, procure não entrar nos salgadinhos, leve frutas ou mesmo peça na lanchonete uma porção de frutas.

Tome muitos líquidos como água e sucos, se quiser pode espremer um limão na água e adicionar adoçante.

O almoço pode ser semelhante ao anteriormente sugerido.

No lanche da tarde (não coma todos os dias) pode ser uma porção de pipoca (20g - 89,6 cal).

Também pode ser um lanche com pão (francês ou de forma), torrada ou bolachas do tipo cream cracker ou água e sal com requeijão light, queijo branco, ricota, cottage, ou peito de peru. Um suco para acompanhar.

Uma boa opção seria uma torta de legumes (sem carboidrato), bem colorida para que as crianças comam junto (lógicamente) com massa bem fina e não folhada, do tipo de liquidificador.

Se for comer algum doce, prefira bolos simples, sem coberturas.

O jantar pode ter bastante salada com uma carne.

Não fique beliscando o dia todo!!!!!


FÉRIAS NA PRAIA

Caminhe bastante e dê uns mergulhos !!!!

Opte por porções menos calóricas como filés aperitivos (frango, peixe, carne vermelha) - grelhados.

Fuja das frituras e empanados, amendoins, lingüiça fatiada frita, cubos de queijo provolone, etc.

Caso queira bebidas alcoólicas prefira uma caipirinha com adoçante ou uma cerveja sem álcool. De preferência restringi-lás.

Beba muito líquido com água, água de coco, limonada e sucos em geral.

Coma frutas com regularidade.

Se for jantar fora, peça preparações com carne (de boi, aves e peixes) - assadas, grelhadas ou cozidas, e muita salada de folhas e legumes crus.

Tome sorvetes tipo picolé de frutas, que são menos calóricos ou então se for de massa, prefira com sabor de fruta (se possível tome os diets).


FÉRIAS NO HOTEL

Nos hotéis, são servidas muitas guloseimas que geralmente são muito calóricas a melhor saída é saber escolher.

Se houver algum passeio, nunca saia sem ter comido nada, principalmente quando souber que o passeio será longo.

No café da manhã ou no lanche da tarde, fuja dos folhados com por exemplo croissants, prefira torradas, pães (francês e de forma), bolachas cream cracker ou água e sal recusando os patês e substituindo por queijos magros como queijo branco, cottage, ricota, etc. Não exagere nos frios e embutidos como presunto, copa, mortadela, rosbife, etc, preferindo presunto magro ou principalmente peito de peru, coma também uma fruta ou um suco natural.

Neste caso e nas demais refeições, faça seu prato e quando terminar não permaneça na mesa "beliscando" o que está a seu alcance.

Se for sair cedo e a hora do almoço for demorar a chegar, leve uma fruta do hotel para "tapear"a fome e para que não exagere depois!

Nos restaurantes, pode aceitar com moderação o couvert, desde que não adicione os molhos ou margarina que são oferecidos, escolha também os vegetais que poderão ser servidos, desde que os mesmos não venham com muito óleo, uma opção seria também tiras de vegetais como cenoura, pepino, etc.

Prefira carnes magras com preparações menos calóricas (grelhada, assada ou cozida), caso seja servido algum prato muito gorduroso coma metade do que normalmente comeria.

E lógico antes de tudo coma um bom prato de salada.

Os acompanhamentos também não serão problema, prefira os mais simples como arroz branco, batatas, etc.

No jantar uma boa opção seria uma carne (por exemplo carpaccio de carne ou salmão) com salada variada.

Nas sobremesas, peça as menos rebuscadas possível, sem coberturas, molhos, etc.


FÉRIAS NO CARRO

A saída são os lanches menos calóricos que poderão ser ingeridos dentro do carro ou nas paradas.

Os lanches poderão ser à base de pães, com queijos magros ou peito de peru e se possível com salada no meio - que facilmente podem ser preparados e poderão ser conservados dentro de um isopor.

Quando houver uma oportunidade, nas paradas, prefira ingerir uma refeição com salada, acompanhamento simples e também a carne.

Leve frutas na viagem também, podem ser uma saída quando a fome apertar.

Não compre salgadinhos, chocolates para matar sua fome, pois são muito calóricos e contém alta porcentagem de gordura.

Não coma a toda hora, estipule um espaço de 3 a 4 horas entre as refeições.

Se as opções forem fast -food, coma uma salada antes e peça sanduíches com frango ou peixe grelhados.



FÉRIAS NO AVIÃO

Procurar, se possível, não realizar as grandes refeições no avião (almoço, jantar).

Na medida do possível, consumir lanches na viagem.

Caso não seja possível, a saída seria não consumir os docinhos que são servidos como sobremesa, consumir as saladas e não comer todo o prato da refição própriamente dita.



FÉRIAS NO SUL DO PAÍS

Se o forte da região for o churrasco, prefira carnes mais magras como filé mignom, alcatra (?), etc e recuse as mais gordas como picanha, cupim, etc.

Do frango poderá retirar a pele, pois contém alto teor de gordura.

Mesmo antes do churrasco, consuma um prato de salada de folhas e legumes à vontade.

Se o forte for peixe, prefira preparções, cozidas, assadas ou grelhadas.



FÉRIAS NO NORDESTE DO PAÍS

Ter cuidados especiais quando consumir alimentos característicos da região (acarajé, bobó de camarão, etc.) pois além de possuirem temperos fortes (não habituais), podendo causar algum mal estar além do mais contém muito gordura.

Se for pedir um prato que não conheça, e for muito gorduroso no momento que for servido coma a metade do que normalmente comeria.



FÉRIAS EM OUTROS PAÍSES

Quando pratos com massas forem frequentes, peça com molho simples, ao sugo ou então à bolonhesa, ao invés de molhos de quatro queijos, etc.

Quando o fast-food for mais frequente, coma uma salada antes (sem molho gorduroso) e no caso do sanduíche prefira com frango ou peixe grelhados.

Em restaurantes franceses por exemplo, consuma um peixe assado acompanhado de batatas, ao invés de preparações mais elaboradas.

A comida japonesa é bem menos calórica, mas sempre com moderação!

FONTE: EQUIPE RGNUTRI
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.