ASSISTA AO VIDEO - Colesterol alto eleva risco de doenças do cérebro

Entre os que têm níveis de colesterol considerados toleráveis houve 50% mais casos de demência vascular. Houve 23% mais casos de Alzheimer.

Que o colesterol alto faz mal a saúde todo mundo sabe e que ele bem acima do normal prejudica, inclusive, o cérebro, os médicos também já sabiam. O que pesquisadores americanos, finlandeses e suecos descobriram agora é que o colesterol, mesmo que um pouquinho só acima do tolerável, aumenta o risco de aparecimento de demência vascular e do Mal de Alzheimer, doenças que comprometem o bom funcionamento do cérebro.

O estudo durou quatro décadas. Nos anos 1960 e 1970 os pesquisadores começaram a acompanhar quase dez mil pacientes com idades entre 40 e 45 anos. Agora, concluíram: entre aqueles que no início da pesquisa tinham níveis de colesterol considerados toleráveis - de 200 a 239 - houve 50% mais casos de demência vascular do que entre os que tinham níveis considerados ótimos. Houve 23% mais casos de Alzheimer.

A pesquisa mostrou também que entre os que têm taxa de colesterol bem alta - acima de 239 - o risco de demência vascular aumenta 26% e a possibilidade de desenvolver Alzheimer é 57% maior.

Só nos Estados Unidos, um terço da população tem problemas com colesterol: o que na maioria dos casos pode ser revolvido com alimentação saudável e exercício físico. A conclusão a que os pesquisadores chegaram é: o que é bom para o coração, é bom também para a cabeça.



Fonte: G1 - Globo.com
Bom Dia Brasil
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.