Por que algumas pessoas conseguem comer pimenta sem sofrer?

Pergunta: Sempre que eu como pimenta jalapeña, minha boca pega fogo, meus olhos ficam cheios d'água e meu nariz escorre. Como algumas pessoas conseguem comer bastante pimenta sem sofrer? Será que elas não possuem receptores sensoriais na boca?

Resposta: Não é por aí, disse Harry T. Lawless, professora de ciência alimentar da Cornell e especialista na avaliação gustativa, olfativa e sensorial dos alimentos. Em vez disso, "as pessoas que comem muita pimenta tendem a desenvolver uma tolerância que causa a dessensibilização", acrescentou.

"Não existe nada prejudicial na molécula da capasaicina, o ingrediente ativo das pimentas picantes", disse ele. "Esse componente químico é um tipo de droga inofensiva. Como todas as drogas, desenvolvemos uma tolerância a ela".

Uma teoria é que um neurotransmissor fica tão esgotado que as pessoas respondem de forma menos vigorosa à capasaicina, à medida que se expõem a ela, disse.

A molécula de capasaicina tem propriedades estimulantes e anestésicas disse Lawless. Em 1952, a The Dublin Medical Press a recomendou como cura temporária para dor de dente, disse ele. Farmacologistas, especialmente na Hungria, têm estudado essa propriedade anestésica em moléculas relacionadas.

"O antídoto para a queimação na boca e a água nos olhos é comer mais", disse Dr. Lawless, "ou imediatamente, ou mais tarde". A dessensibilização crônica parece ser uma questão de mudança alimentar de longo prazo, disse ele, mas também existe o efeito anestésico de curto prazo.

Se você simplesmente não consegue comer outra pimenta, o antídoto preferido de Lawless é "frozen yogurt". "As mães indianas", disse ele, "são conhecidas por darem ghee (tipo de manteiga líquida) às crianças que comem curry demais".

Tradução: Gabriela d'Avila
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.