Suplementação de glutamina no esporte

Glutamina é um aminoácido condicionalmente essencial cujo uso já é bem difundido na área clínica e hoje muitos estudo mostram também sua aplicabilidade no esporte.

A glutamina é um aminoácido fundamental para o crescimento e a diferenciação celular, transporte de cadeia carbônica entre os órgãos e fornecimento de energia para células de rápida proliferação, como os enterócitos e as células do sistema imune. Além disso, atua como precursora da ureagênese e neoglicogênese hepática e de mediadores como o GABA e o glutamato.

Apesar de a glutamina ser o aminoácido livre mais abundante no organismo, em situações catabólicas como em grandes cirurgias, queimaduras extensas, septicemia, inflamações, a deficiência de glutamina pode ocorrer e a suplementação dietética torna-se necessária.

Contudo, estudos apontam que a suplementação de glutamina antes do exercício físico prolongado, na forma de dipeptídeo ou sua forma livre associada à alanina, promove aumento das reservas musculares e hepáticas de glutationa melhorando assim, as defesas antioxidantes do indivíduo.

Fontes:

CRUZAT, VF; TIRAPEGUI, J. Effects of oral supplementation with glutamine and alanyl-glutamine on glutamine, glutamate, and glutathione status in trained rats and subjected to long-duration exercise. Nutrition, 428–435, 2009.

ACIFICO, SL; LEITE, HP; CARVALHO, WB. A suplementação de glutamina é benéfica em crianças com doenças graves? Rev Nutr, 18(1):95-104, 2005.

Fonte: Nutrição em Pauta
www.nutricaoempauta.com.br.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.