Drogas de controle do colesterol podem ajudar contra doença pulmonar

As estatinas, drogas reconhecidamente benéficas para pacientes com doença cardiovascular e colesterol alto, podem ajudar também a amenizar os sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica e melhorar qualidade de vida dos pacientes, segundo estudo da Universidade de British Columbia, no Canadá.

Revisando dados de nove estudos sobre a relação entre estatinas e doenças como bronquite crônica e enfisema pulmonar, os pesquisadores descobriram que cada trabalho apresentava pelo menos um benefício da droga em pacientes com essas doenças. Três estudos indicaram uma redução na exacerbação desses problemas pulmonares; dois mostraram redução na mortalidade; e outros três, melhora em todas as causas de mortalidade. Outros ainda apontaram benefícios na função pulmonar, na capacidade de se exercitar, e no número e na duração das intubações associadas à condição.

Em artigo publicado na edição de setembro da revista especializada Chest, os especialistas concluíram que, apesar das estatinas terem se mostrado promissoras para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, mais estudos são necessários para confirmação dos resultados e para desvendar os mecanismos responsáveis por esse efeito.

Fonte: Blog Boa Saúde

Um Super Livro!
Cozinha Saborosa com Menos Gordura e Colesterol, A   
Clique Aqui.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.