A forma de cultivo pode influenciar na concentração de folato dos alimentos

Dentre as principais fontes de folatos, os vegetais podem ser considerados os mais importantes. A grande variação observada nos níveis da vitamina encontrados nesses alimentos, pode ser devida aos diferentes métodos de análise utilizados nas determinações, mas, também, a fatores que influenciam no crescimento e desenvolvimento da planta.

Nos vegetais, os derivados de folatos e sua distribuição nas diferentes porções são afetados pela luz, pois a síntese da vitamina ocorre na fotorrespiração. Além disso, o grau de maturação é considerado um parâmetro importante para o teor de folatos nesse tipo de alimento. A degradação de vitaminas depende também de condições específicas durante o processo culinário, como temperatura, presença de oxigênio, umidade, luz, pH e a duração do tratamento térmico.

Pesquisadores verificaram que brócolis cultivados de forma orgânica apresentaram maior quantidade de folatos, quando comparados aos vegetais cultivados de forma convencional. Além disso, o processo de cozimento em água acarretou em consideráveis perdas dos folatos, indicando ser importante incentivar o aproveitamento da água de cozimento, a fim de que uma maior quantidade de folatos possa ser ingerida.

Fontes:
LIMA-PALLONE, J.A.; CATHARINO, R.R.; GODOY, H.T. Folatos em brócolis convencional e orgânico e perdas no processo de cocção em água. Quím. Nova, 31(3), 2008.
Fonte deste artigo: Site Nutrição em Pauta
www.nutricaoempauta.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.