O que são aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA)?

NUTRITOTAL - www.nutritotal.com.br

Os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como BCAA (de branched chain amino acids) compreendem três aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina, encontrados em fontes protéicas de origem animal. Esses aminoácidos atuam como importante fonte energética para o músculo esquelético, durante períodos de estresse metabólico. Nessas situações, os BCAAs podem promover a síntese protéica, evitar o catabolismo protéico e servir como substrato para a gliconeogênese.

Gliconeogênese: formação da glicose a partir de nutrientes que não são o carboidrato, como proteínas e gorduras.

Durante a atividade física, a suplementação de BCAAs pode resultar no aumento na produção de testosterona, aumento da síntese protéica muscular, diminuição do catabolismo protéico durante e após o exercício, melhora da perfomance física e mental de atletas, entre outros. Entretanto, doses acima de 20g/kg/dia de BCAA podem provocar problemas gastrintestinais, como diarréia e comprometer a absorção de outros aminoácidos.


Referência (s)
Alves LA. Recursos ergogênicos nutricionais. In: Biesek S, Alves LA, Guerra I. Estratégia de nutrição e suplementação no esporte. São Paulo, Manole, 2005. p.281-296.
NUTRITOTAL - www.nutritotal.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.