Se apaixone por ele: Amaranto - Alimentos Funcionais

O amaranto é uma planta arbustiva que cresce de 5 a 7 pés, com folhas largas e uma flor vistosa de cabeça pequena, ou magenta, trevo vermelho como as flores. As sementes se assemelham a cabeças de borlas de milho, são pequenas, de cor castanha ou dourada. Cada planta é capaz de produzir de 40 a 60 mil sementes.
O amaranto pode ser cozinhado como um cereal ou em farinha, surgindo como pipoca, germinados, ou torrado. As sementes podem ser cozidas com outros grãos, adicionado ao refogado ou em sopas. O amaranto se mantém armazenado em um recipiente bem fechada, como uma jarra de vidro, na geladeira. Isto irá proteger os ácidos graxos que contém de se tornar rançoso. As sementes devem ser utilizadas dentro de 3 a 6 meses.
Já as folhas da planta de amaranto, possuem um gosto bastante semelhante ao espinafre, sendo usados da mesma forma que o espinafre. Estes possuem melhor palatabilidade quando a planta é jovem e macia.
Sementes de amaranto são ricas em proteínas (15-18%) e contém quantidades respeitáveis de lisina e metionina, dois aminoácidos essenciais que não são frequentemente encontradas em grãos. É rico em fibras e contém cálcio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas A e C. O teor de fibras do amaranto é três vezes maior que a do trigo e seu conteúdo de ferro, cinco vezes mais do que o trigo. Ela contém duas vezes mais cálcio que o leite.
A semente ainda contém os tocoferóis (uma forma de vitamina E), que tem atividade na redução do colesterol em seres humanos. Cozido o amaranto é 90% digestível e por isso a facilidade de digestão.
Se você busca conhecer mais sobre o amaranto, suas qualidades nutricionais sobre a saúde humana, e ainda ter o seu plano alimentar planejado e recheado de alimentos funcionais essenciais para se promover a saúde e prevenir doenças, agende sua consulta comigo.
Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista Funcional.
Agende sua consulta: (34) 3255.1237 - 3231.8655 - 3237.4430 - 9166.8484
Post a Comment