Esclarecemos suas dúvidas sobre alimentos Diets, Light e Zero

Antes de consumi-los, é preciso saber a diferença entre eles. Além disso, de acordo com os especialistas, o ideal é adicionar os alimentos diet, ligth e zero à dieta, seguindo a orientação de um nutricionista.

Diet - Isenção de açúcar e/ou proteína e/ou gorduras. Indicado para portadores de doenças como diabetes. Cuidado! Os alimentos diet podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar. Nem sempre são úteis para perda de peso. O termo só pode ser aplicado a alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio. Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar. Já uma bebida diet deve possuir um teor de açúcar menor que 0,5g/100ml & esse limite pode ser maior nos refrigerantes dietéticos em que é adicionado suco de fruta.

Light - Redução de calorias ou açúcares ou gorduras ou sódio ou outro nutriente em relação ao produto original. Indicado para pessoas que desejam reduzir o teor de açúcares, gorduras ou sal.Cuidado! Nem todo alimento light é próprio para perda de peso. O termo light pode ser utilizado em produtos que tenham baixo ou reduzido valor energético ou valor nutricional. Os alimentos light devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos. No caso de bebidas, a proporção é de até 20kcal/100ml ou a redução mínima de 25% em termos de calorias, em comparação com produtos convencionais. O produto comparado deve ser indicado no rótulo.

Zero - Isenção de açúcar com redução de calorias ou isenção de nutrientes em relação ao produto original. De modo geral, as indicações são semelhantes ao dos alimentos light. Quando o alimento é zero por isenção de açúcares também pode ser consumido por portadores de diabetes.

CONSUMIDORES
Diet: Os consumidores de produtos diet normalmente apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), e o sal (hipertensos).

Light: São pessoas saudáveis que buscam produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, em comparação com o mesmo alimento em sua fórmula convencional. Esses alimentos são recomendados, por exemplo, em dietas para perder peso.

ROTULAGEM

Diet: É exigência da Anvisa que todo produto diet contenha no rótulo a frase ``Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico``. Além disso, é aconselhado um alerta aos diabéticos quando o alimento contiver glicose, frutose ou sacarose, e o aviso ``Contém fenilalanina`` quando houver adição de aspartame à fórmula. No caso de alimentos que possuem em sua composição trigo, aveia, cevada, centeio e derivados, o rótulo deve conter a advertência ``Contém Glúten``. ou ``Não contém Glúten``.

Light: Não é exigida nenhuma informação em especial no rótulo.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.