Proibição de Alimentos e Bebidas à Base de Aloe Vera

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de aloe vera (babosa). Esse Informe Técnico fornece esclarecimentos sobre a comercialização de aloe vera e suas avaliações de segurança realizadas na área de alimentos da Anvisa. O informe alega que não há comprovação de segurança de uso desses alimentos, além de apresentar substâncias que podem causar mutação nas células humanas.

Informe Técnico nº. 47, de 16 de novembro de 2011. Assunto: Esclarecimentos sobre comercialização de Aloe vera (babosa) e suas avaliações de segurança realizadas na área de alimentos da Anvisa

Leia o informe da Anvisa clicando aqui.

As evidências científicas avaliadas até o momento não comprovam a segurança de uso dos produtos contendo Aloe vera como alimento. Em virtude dos diversos relatos de casos adversos, a utilização de Aloe vera como alimento ou ingrediente alimentar necessita de criteriosa avaliação de sua segurança previamente a comercialização. Portanto, com o intuito de proteger e promover a saúde da população, os produtos contendo Aloe vera não devem ser comercializados no Brasil como alimento até que os requisitos legais que exigem a comprovação de sua segurança de uso sejam atendidos.

A avaliação de segurança de uso de Aloe vera deve ser conduzida com base nas Resoluções n. 16/1999 e 17/1999. Além disso, deve-se observar o Informe Técnico nº 27, de 15 de junho de 2007, que dá orientações sobre os documentos necessários para avaliação do risco e segurança das espécies vegetais para uso em bebidas nãoalcoólicas.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.