Cálcio: importância e consumo
Pesquisas recentes abordaram as recomendações ideais de cálcio; vitamina D, principalmente para aqueles indivíduos que não possuem o hábito de exposição ao sol de forma correta; consumo adequado de outros nutrientes que possam afetar a disponibilidade do cálcio; hábitos etilistas, dentre outros. Esses estudos contribuem para diminuir o risco de fraturas e demais complicações relacionadas as boas condições da composição dos ossos.
O consumo alimentar adequado deve ter início na infância, onde os hábitos alimentares são desenvolvidos. Diversas pesquisas internacionais enfatizam a preocupação entre a alimentação infantil adequada com a diminuição do risco de desenvolvimento de doenças em idade avançada. Como exemplos, dados indicam consumo inadequado de cálcio por crianças e adolescentes, fato que pode prejudicar a formação e saúde dos ossos.
As informações obtidas nos estudos indicam a necessidade de fornecer, através das refeições realizadas nas escolas, alimentos nutritivos e ricos em nutrientes importantes, assim como o cálcio. Outra medida seria a orientação nutricional de pais, responsáveis e cuidadores, com o objetivo de conhecer e saber atender as necessidades nutricionais das crianças, fornecendo alimentação adequada e promovendo a qualidade de vida desde a infância.
Fontes:
Francis RM. What do we currently know about nutrition and bone health in relation to United Kingdom public health policy with particular reference to calcium and vitamin D? Br J Nutr; 99(1): 155-9, 2008 Jan.
O'Brien M. School meals for better nutrition and bone health. J Fam Health Care; 18(3): 103-5, 2008.
Saúde Pública - 11/12/2008
Post a Comment