Fatores de risco para o desenvolvimento do câncer
Sendo assim, devemos minimizar os fatores de risco que possam aumentar a chance do seu desenvolvimento. Estudo recente sobre a ocorrência de câncer de pulmão em homens e mulheres obteve como objetivo verificar a relação de incidência da doença pelo sexo, em fumantes. No estudo, uma das principais abordagens foi a avaliação do consumo alimentar, através de um questionário de frequência alimentar extenso.
Outro estudo sobre o mesmo tipo de câncer relacionou sua ocorrência com o estado de saúde bucal. De acordo com a metodologia, dentre outras abordagens de avaliação, os pacientes respondiam a inquéritos alimentares periodicamente. Os dados coletados sobre a ingestão alimentar foram analisados em conjunto com as demais variáveis, com o objetivo de obter resultados fidedignos.
Os estudos evidenciam que a alimentação influencia no estado de saúde e possível desenvolvimento de doenças, dentre outros fatores de risco. Apesar de não ser o único fator que possa impedir o desenvolvimento de doenças, como o câncer, fica claro que a alimentação adequada é um fator de proteção e deve ser realizada desde o início da vida, prevenindo o desenvolvimento e complicações de doenças graves.
Fontes:
Freedman ND; et al. Cigarette smoking and subsequent risk of lung cancer in men and women: analysis of a prospective cohort study. The Lancet Oncology; 9(7):649-656, July, 2008.
Michaud DS, et al. Periodontal disease, tooth loss, and cancer risk in male health professionals: a prospective cohort study. The Lancet Oncology; 9(6): 550-558, June, 2008.
Nutrição Clínica - 27/01/2009
Post a Comment