Uso de vitaminas não ajuda a prevenir câncer de próstata, mostram estudos

Em pesquisas americanas, foi avaliada ação de vitaminas C, E e selênio. Suplementos vitamínicos são inúteis, ao menos para esse tipo de tumor.

A utilização de suplementos vitamínicos para prevenção de doenças crônicas movimenta um mercado multimilionário. O problema está na falta de coerência das evidências científicas que estudam esse fato.

A base teórica para suplementação estaria na ação antioxidante das vitaminas, assim diminuindo a ocorrência dos tumores malignos. Na edição de 7 de janeiro da revista da Associação Médica Americana, dois trabalhos científicos diminuem a esperança de que esse efeito ocorra. Pesquisadores das Universidades de Harvard e do M.D Anderson Center do Câncer não conseguiram demonstrar que usar vitamina E, vitamina C e selênio possa prevenir o câncer e, mais especificamente, o câncer de próstata.


O primeiro trabalho acompanhou mais de 35 mil homens de mais de 50 anos dos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico. Os participantes foram acompanhados por cinco anos, em média, nos mais de 420 centros de pesquisas nos três países. Nessa pesquisa foram avaliados os efeitos do selênio e da vitamina E sobre os tumores em geral e a neoplasia de próstata.


Os resultados foram desanimadores: o selênio e a vitamina E não diminuíram a ocorrência dos tumores malignos. No grupo da vitamina E os pesquisadores detectaram um aumento, não significativo do ponto de vista estatístico, dos casos de neoplasia de próstata.


O segundo trabalho avaliou especificamente a prevenção do câncer de próstata através dos suplementos de vitaminas C e E. A pesquisa estudou homens com mais de 50 anos que estavam inscritos no II Estudo de Saúde dos Médicos. Após oito anos de acompanhamento, mais uma vez os resultados não apoiaram a suplementação vitamínica. Utilizar 400 Unidades Internacionais de vitamina E em dias alternados e 500 mg de vitamina C diariamente não ajudou a prevenir a ocorrência de tumores malignos.


Nenhum dos dois compostos diminui o número de casos de câncer de próstata ou de outros locais do corpo humano. Os resultados das pesquisas dizem respeito somente aos tumores estudados. Os efeitos benéficos das vitaminas sobre outras doenças ainda estão em estudo.



Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.
http://nutricaosadia.blogspot.com/
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.