Açúcar: consumo X necessidades

O açúcar é um ingrediente presente em praticamente todas as preparações doces, seja na forma de açúcar refinado, mascavo, ou mesmo na forma de frutose, esse último proveniente das frutas. Seu principal papel é de produzir energia de forma rápida para ser utilizada de diversas maneiras no organismo. Porém, seu consumo deve ser moderado, uma vez que a ingestão excessiva está relacionada ao desenvolvimento de obesidade. Uma forma de controle é a substituição do açúcar por adoçantes artificiais, os quais não possuem calorias. Mas como está seu consumo entre a população?

Pesquisa recente avaliou a ingestão de sacarídeos por adultos de meia idade, evidenciando que população que relatou de forma mais completa o consumo de sacarídeos, possuíam um estilo de vida mais adequado, como a prática de atividade física.

Outro estudo visou avaliar o consumo de açúcares em relação aos demais nutrientes ingeridos na dieta de um grupo de crianças em estudo. Os resultados revelaram alto consumo de açúcares quando comparados com o consumo de nutrientes de grande importância para a saúde e desenvolvimento das crianças.

Sendo assim, pode-se perceber que o consumo de açúcares ocorre em diversas faixas etárias, sendo esse um ingrediente que está sempre presente na dieta.

Esse fato pode estar relacionado com o aumento da obesidade em todo o mundo, devendo ser orientado o consumo moderado de açúcar, através de uma alimentação balanceada.

Fontes:

Talitha Best, Eva Kemps and Janet Bryan. Association between dietary saccharide intake and self-reported memory performance in middle-aged adults. British Journal of Nutrition (2009), 101:93-99.

Sigrid Gibson and Alison Boyd. Associations between added sugars and micronutrient intakes and status: further analysis of data from the National Diet and Nutrition Survey of Young People aged 4 to 18 years. British Journal of Nutrition (2009), 101:100-107.

Nutrição Clínica - 15/jun/2009
Nutrição em Pauta
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.