Avaliação do consumo alimentar infantil

A transição nutricional faz com que a preocupação em relação á desnutrição de espaço ao problema de obesidade. Atualmente as crianças fazem parte do grupo de grande risco para o desenvolvimento da obesidade e de seus problemas associados. Mas quais seriam eles?

Um dos principais problemas relacionados a obesidade infantil é a qualidade dos alimentos consumidos e suas porções. Esse fato pode ser observado em estudo recente, o qual verifica a ingestão alimentar de crianças em idade escolar, levando em conta os tamanhos consumidos das porções de alimentos.

De acordo com os resultados do estudo, as crianças são capazes de estimar seu consumo alimentar através de ferramentas como fotos de porções de alimentos, sendo essa uma metodologia que deveria ser aprofundada para o público infantil. As porções dos alimentos identificados pelas crianças se aproximam das quantidades para os adultos, sendo que o consumo alimentar está elevado nessa população.

Outro estudo avaliou o consumo alimentar de crianças em idade escolar, utilizando diversas metodologias de avaliação de consumo, assim como recordatório 24 horas e questionários de consumo de alimentos. Os dados obtidos pela aplicação das metodologias não se mostraram eficazes.

Sendo assim, uma vez que a população infantil está em alto risco para o desenvolvimento da obesidade, deve-se priorizar as metodologias para determinar o consumo alimentar, diagnosticando o problema e realizando intervenção nutricional de forma eficiente.

Fontes:

E Foster , et al. Estimation of portion size in children's dietary assessment: lessons learnt European Journal of Clinical Nutrition (2009) 63, S45–S49.
S D Baxter .Cognitive processes in children's dietary recalls: insight from methodological studies. European Journal of Clinical Nutrition (2009) 63, S19–S32
Nutrição e Pediatria - 07/jul/2009

Nutrição em Pauta
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.