Coenzima Q10 X Doenças Cardíacas

A coenzima Q10 é uma molécula lipossolúvel encontrada na mitocôndria de todas as células, por meios dietéticos é encontrada na carne de vaca, sardinha, espinafre e no amendoim. A CoQ10 participa do processo de produção de energia (ATP – adenosina trifosfato) melhorando o estado das células, conseqüentemente aumentando a eficiência da utilização do oxigênio, retardando o envelhecimento. Pode agir como antioxidante no combate aos radicais livres provocados durante os exercícios e durante a geração de energia.

Comprovado por recentes trabalhos, a CoQ10 exerce efeitos benéficos em pacientes que têm insuficiência cardíaca. Essa substância aumenta o tônus do músculo cardíaco, permitindo melhor bombeamento do sangue. Com a dose de 50mg/dia, durante quatro semanas, foi perceptível a melhora na falta de ar, freqüência cardíaca e pressão arterial.

Nas cardiopatias sob tratamento, colabora de forma marcante na oxigenação tecidual. Em um estudo realizado, 144 pacientes que apresentavam incompetência mitral aguda se beneficiaram de 28 dias de suplementação de CoQ10 (120mg/dia) em comparação com o placebo e houve redução na incidência de arritmias cardíacas, angina e disfunção ventricular esquerda.

O tabagismo e os medicamentos prescritos para controlar os níveis de colesterol diminuem a concentração total da coenzima no sangue e tecidos.

Fontes:
Munkholm H, Hansen HH, Rasmussen K. Coenzyme Q10 treatment in serious heart failure. Biofactors 1999;9 (2-4):285-289.
Shawn M. Talbott, H.Kerry. Suplementos Dietéticos para profissionais de saúde 2008; 169-171.

Nutrição em Pauta
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.