Dietas como a de Atkins podem elevar riscos de ataque cardíaco


Dietas que restringem o consumo de carboidrato, como a famosa dieta do dr. Atkins, podem aumentar o risco de obstrução das artérias e levar a um ataque cardíaco. Esse conceito já era difundido por muitos especialistas, mas a confirmação foi dada por um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Para a pesquisa, cardiologistas do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), em Boston, analisaram os efeitos de três dietas em ratos de laboratório. Enquanto um grupo foi submetido a altos níveis de gordura, outro recebeu um regime à base de pouco carboidrato e muita proteína. Um terceiro grupo serviu como controle.

Após seis semanas, a equipe observou que os riscos de arteriosclerose, nome dado à obstrução das artérias, foram duas vezes maiores entre os roedores privados de carboidratos, com chances de 5,4% e 2,2%, respectivamente. Doze semanas depois, a proporção se manteve, mas com riscos de 15,3% e 8,8%.

Segundo Anthony Rosenzweig, diretor de Pesquisa em Cardiologia do BIDMC, "é muito difícil compreender através de estudos clínicos a forma como as dietas afetam a saúde vascular", já que seus efeitos não são acusados por indicadores como o colesterol. "Por enquanto, parece que uma dieta moderada e balanceada, aliada a exercícios regulares, é provavelmente o melhor para a maioria das pessoas".

Fonte: Veja.com
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.