Algas marinhas podem ajudar a combater a obesidade

Uma pesquisa britânica revelou que as algas marinhas podem ser usadas no combate à obesidade. A equipa de cientistas da Universidade de Newcastle descobriu que os alginatos – uma fibra extraída das algas – ajudam o corpo a reduzir a absorção de gordura até 75%. O índice, garantem, é bastante superior aos resultados prometidos pela grande maioria dos tratamentos da doença. O teste passou por adicionar alginatos ao pão, de forma a determinar o seu efeito numa dieta normal.

“ A pesquisa sugere que se adicionarmos a fibra natural aos produtos consumidos diariamente, até três quartos da gordura desses alimentos não serão absorvidos pelo corpo”, afirma Ian Brownlee, da equipa de Newcastle. “Já experimentámos com o pão e os resultados foram verdadeiramente animadores”, conclui.

Para o director do National Obesity Fórum (NOF), a entidade britânica que reúne médicos e estudiosos, a descoberta é "interessante". "A pesquisa parece interessante, mas nós só podemos começar a recomendar (as algas) se os cientistas conseguirem provas irrefutáveis da sua actuação, após testes rigorosos."

por Nelma Viana - Jornal ionline
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.