Sopas quentinhas para noites de inverno
Você sabia que pode aproveitar folha de cenoura, de beterraba e de couve flor para fazer uma sopa rica em vitaminas e minerais? Pois é, as sopas são excelentes veiculadoras de vitaminas e minerais, possibilitando uma variedade enorme de combinações de ingredientes.
A base para uma boa sopa está na escolha dos ingredientes e a combinação entre eles, algumas ousadias são surpreendentes! Sempre use como fundo um caldo de carne, frango, legumes ou peixe.
Para obter uma sopa rica, sob o ponto de vista nutricional, é importante seguir alguns passos:
- Quanto mais picadinhos os ingredientes, maior a quantidade de vitaminas dispersas no caldo;
- Use sempre água fria, para que os ingredientes liberem sabor, aroma e nutrientes durante a cocção;
- Prefira ingredientes frescos, mais ricos em vitaminas e minerais;
- Use ervas como a salsa, salsão, cebolinha, manjerona para aromatizar a sopa;
- Para engrossar a sopa ou corrigir o sal, use a batata, mandioca, mandioquinha ou cenoura, ricas em carboidratos, que conferem consistência;
- Aproveite sobras de arroz, feijão e legumes e aparas de carne e frango (inclusive ossos);
- No inverno coloque um pedacinho de gengibre nos caldos feitos a base de carnes vermelhas e frango para enaltecer o sabor;
- Você pode congelar as sopas por até três meses; e
- Lembre-se que ingredientes gordurosos como lingüiças defumadas, creme de leite, parmesão e requeijão podem aumentar (e muito!) o valor calórico da sopa, portanto, use com moderação!
Dra. Nicole Cihlar Valente
Nutricionista com especialização em Administração e Organização de Eventos, Mestranda da Faculdade de Economia da USP, Docente do SENAC (Cursos de Gastronomia e Nutrição). Consultora nas áreas de Gastronomia e História da Alimentação.
Matéria Fonte: Qualy Food
http://www.qualyfood.com.br/
Post a Comment