Como comer de maneira mais correta?

Uma alimentação saudável significa escolher uma variedade de alimentos dos grupos alimentares básicos: carne e substitutos da carne, lacticínios, frutas e legumes, grãos, pães e massas, e uma quantidade limitada de gorduras e doces. Isso pode parecer algo muito fácil falando, no entanto nem sempre é fácil de se obter dos alimentos todos os nutrientes nos quais precisamos.

Você pode comer mais de suas comidas favoritas de um único grupo de alimentos, e como resultado, ter menos de outros grupos alimentares. Ou talvez, você opte pela praticidade por alimentos industrializados, que muitas vezes não fornecem nem de longe a quantidade de nutrientes necessárias para seu organismo.

Uma alimentação saudável requer planejamento e esforço para incluir toda a variedade de alimentos em suas refeições. Desta forma, não é só importante prestar atenção ao que você come, mas também para grupos de alimentos que você não come o bastante. O nutricionista, dentre outras atividades que ele desempenha dentro do consultório, uma das é este planejamento alimentar, capaz de suprir todas as necessidades nutricionais de seu paciente, conforme suas preferências e aversões alimentares, ajustes dos nutrientes conforme o grau de atividade física que este pratica, possíveis patologias associadas (diabetes, hipertensão, alergia alimentar, etc).

Uma ótima alternativa é elaborar um diário alimentar, e realizar as anotações durante uma semana antes de procurar o nutricionista. Anotar todos os alimentos e os horários em que são consumidos, os temperos utilizados, a quantidade de água ingerida durante o dia, as porções em que foram servidas cada alimento, sua aceitabilidade de cada refeição, entre outros.

Quando não recebemos os alimentos nas suas proporções recomendadas, com o passar do tempo, temos grande possibilidade de desenvolvermos deficiências nutricionais importantes, que refletirão em muito em nossa saúde, em nosso sistema imunológico, favorecendo o surgimento das mais diversas doenças. Por exemplo, se você raramente come frutas ou legumes, você apresentará deficiência de vitamina C, beta-caroteno, ou de potássio. Fazendo pequenas mudanças no planejamento alimentar, podemos garantir que você coma uma variedade de alimentos saudáveis capazes de garantir toda sua saúde.

Texto: Vinícius Graton Costa - nutricionista.
nutricaosadia@yahoo.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.