Compreendendo melhor a energia proveniente dos alimentos


Que todos nós temos de comer para sobrevivermos isso todos sabemos. Mas poder compreender como esta mágica ocorre é fundamental para entendermos melhor a importância dos alimentos para a liberação de energia em nossos corpos.

Essa energia gerada pelos alimentos quando comemos é proveniente da combustão orgânica dos alimentos. A energia produzida pelos alimentos é medida por uma unidade chamada de Joule. No dia-a-dia, este valor energético proveniente dos alimentos continua a ter como referência a caloria, que significa a unidade de calor gerada pelo alimento. Na nutrição, a unidade mais utilizada é a quilocaria (kcal), que corresponde a 1.000 calorias.

Uma curiosidade:
Uma kcal corresponde à quantidade de calor necessária para aumentar de 15ºc para 16ºc a temperatura de 1 litro de água sob a pressão atmosférica no nível do mar.

É importânte conhecermos e compreendermos estes valores, uma vez que lidamos diariamente com os rótulos alimentares. Algumas embalagens têm apresentado o valor energético dos alimentos em joule, sendo útil então sabermos como fazer a conversão para calorias:

1 kilocaloria = 1.000 calorias
1 kcal = 4,2 kilojoules
0,24 kcal = 1 kjoules

Texto: Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.