Tomate, não apenas para os homens, mas também para as mulheres,


O que dizer de um alimento tão acessível para tantos brasileiros? Ah se todos nós homens soubéssemos o quanto este alimento é fundamental para todos nós. Um verdadeiro remédio para se prevenir o câncer de próstata. Novos estudos no entanto tem associado o licopeno, presente no tomate, não somente para a prevenção do câncer de próstata mas também para o câncer de mama. Logo, o tomate tem se tornado não apenas um alimento funcional para os homens, mas também para as mulheres.

É importante lembrarmos que o tomate quanto mais vermelho, maior é a sua concentração de licopeno. O tomate cru nos oferece aproximadamente 30 mg de licopeno por quilo, enquanto que o extrato tem 150 mg por litro e o catchup 100 mg por quilo. Vou lembrar aqui que a grande maioria dos catchups são constituidos mais de corantes e aromatizantes. O verdadeiro catchup possui sabor bastante característico ao tomate, sendo também bastante avermelhado e mais caro na prateleira.

Estudos já nos mostram que o consumo de tomate cozido em óleo (molhos) aumenta de 2 a 3 vezes a concentração de licopeno no sangue no dia seguinte. O mesmo no entanto não acontece quando o tomate é ingerido cru e sem gordura.

Logo, o cozimento e a adição de um pouco de gordura aos tomates maduros facilitam a absorção do licopeno. Vamos então caprichar na próxima preparação culinária. Em minha casa e no consultório, cozinho e recomendo a todos que ao prepararem pratos italianos (molhos), que utilizem o tomate maduro cozido com um pouco de azeite extra-virgem, alho e cebola. É muito mais interessante quando nós mesmos preparamos o molho, conhecemos e descobrimos novos sabores. Vale a dica.

Anote então uma deliciosa receita de molho de tomate, os ingredientes a serem utilizados serão:

2 kg de tomate maduro (débora ou italiano) cortado ao meio,sem semente; 6 colheres (sopa) de azeite; 1 cebola pequena picada; 2 dentes de alho amassados; 1 pitada de cominho; Folhas de manjericão a gosto; Sal à gosto;

Como preparar: Numa panela, coloque 2 kg de tomate maduro sem sementes e deixe até amolecer; Depois, passe pelo passador de legumes ou numa peneira; Leve ao fogo 6 colheres (sopa) de azeite e refogue 1 cebola pequena picada, 2 dentes de alho amassados; Junte o tomate processado e 1 pitada de cominho; Cozinhe por 15 min em fogo baixo; Acerte o sal e finalize com folhas de manjericão à gosto!

Texto: Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Agende sua consulta: Uberlândia (34) 3255.1237 - 3231.8655 - 3237.4430 - 9166.8484
Atendo na: http://www.clinicarenova.com.br/



Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.