Ácido Linoleico

O ácido linoleico conjugado (CLA - cis-9, trans-11 ou trans-10,cis-12 - ácido octadecadienóico) é o termo utilizado para descrever a mistura de isômeros de posição e geométricos que possuem uma dupla ligação após duas ligações simples.

Esta alternância entre ligações é denominada "conjugação", por isso o nome ácido linoléico conjugado.

O CLA é um ácido graxo poliinsaturado natural, nutriente encontrado nos produtos da alimentação diária, aves, ovos, mas principalmente nos leites, derivados e nas carnes bovinas. Estudos realizados em animais indicam que o CLA protege contra o câncer, aterogênese e diabetes tipo 2. Além disso, acredita-se que este ácido graxo esteja relacionado às alterações corporais promovendo redução de gordura e aumento de massa muscular. No entanto, o mecanismo de ação pelo qual isto ocorreria ainda não foi totalmente esclarecido. Muitos autores (Lee et al.,1998; Choi et al.,2000 e PDR,2001) acreditam que a suplementação com CLA promova modificações na membrana do tecido adiposo, alterando a expressão gênica do adipócito, através da diminuição da atividade da enzima stearoyl-CoA desaturase. Outros (Park et al.,1998) propõe que os efeitos do CLA sobre a composição corporal estejam relacionados à redução do tecido adiposo e aumento da lipólise.

Devido ao possível efeito dessas alterações na composição corporal, o CLA começou a ser comercializado como "suplemento" por alguns laboratórios, tendo como principal indicação a queima de gordura e o ganho de massa muscular mesmo não havendo estudos suficientes que comprovem estes efeitos.

Um estudo realizado com humanos em 2000 por Blakson et al., constatou que os grupos que receberam CLA tiveram redução do peso. Todos os grupos eram formados por indivíduos obesos. Diversas doses foram administradas, mas foi observado que doses acima de 3,4 g não são necessárias. De acordo com o PDR for Nutritional Supplements (2001), doses acima de 2g podem surtir efeitos colaterais como transtornos gastro-intestinais. Neste estudo não foi observado alterações nos níveis de lipídeos no sangue e na massa magra.

Considerando que os estudos acerca desta substância, comprovando sua eficácia na redução de peso foram pouco explorados e considerando os possíveis efeitos colaterais que podem provocar no uso prolongado, a sua utilização não é recomendada. Outros estudos estão sendo realizados para identificar os possíveis benefícios deste ácido graxo no organismo humano.

Fonte da matéria: RGNutri
www.rgnutri.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.