Suplementação de Ácido Fólico e prevenção de doenças cardiovasculares

Também conhecida como Vitamina B9, ou folato, o suplemento alimentar de ácido fólico já é bem conhecido por todos por reduzir os níveis de homocisteína no sangue (proteína que se apresenta muitas vezes elevada quando em doenças cardíacas) e por prevenir a anemia macrocítica. Há alguns anos atrás, os especialistas acreditavam que tomar doses de ácido fólico por sua vez, reduziria o risco de doenças cardíacas, no entanto, não tínhamos ainda estudos confirmando tal conclusão.

Um recente estudo agora veio a demonstrar que não temos nenhum benefício ao coração com o uso de suplementos de ácido fólico. Comumente encontrado em suplementos alimentares e alimentos como pães e cereais, geralmente também fortificados com ácido fólico. É importante lembrarmos no entanto que mulheres que estão prestes a se tornarem mamães, devem nos primeiros estágios da gravidez terem níveis adequados de ácido fólico, sendo fundamental a presença do nutricionista no planejamento e acompanhamento alimentar.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista
Agende sua consulta e tenha seu plano alimentar elaborado individualmente com alimentos funcionais e nutrientes específicos para promoção de sua saúde.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.