Nutrição e Envelhecimento - Uma experiência compartilhada por todos.

O envelhecimento é uma experiência compartilhada por todos nós seres humanos, o que leva o corpo humano a progredir continuamente no envelhecimento ainda não é bem compreendido pela ciência. O que a ciência e estudos demonstram sem sombra de dúvidas, é que uma alimentação exerce enorme influencia na forma e velocidade em que envelhecemos.

Tenha sempre uma alimentação equilibrada elaborada por um nutricionista. Vegetais são fundamentais no processo, ricos em antioxidantes (como vitaminas A, C, E) e fitoquímicos, auxiliam na prevenção e retardamento da progressão de alguns cânceres. Ricos em fibras auxiliam ainda na melhora do funcionamento intestinal, controlando também os níveis de açúcar no sangue e reduzindo os níveis de colesterol.

Através do nutricionista, conseguimos conciliar o consumo de alimentos ricos em diversos nutrientes, tendo seu consumo diário. Estes são fundamentais para se manter um peso saudável, e ao mesmo tempo, capaz de oferecer uma alimentação adequada suprindo todas as necessidades nutricionais de maneira individualizada. O baixo peso é um grande problema para idosos, muitas vezes devido aos problemas da dentição, falta de apetite e com o uso de medicamentos que desencadeiam a anorexia em idosos.

Consuma diariamente alimentos ricos em cálcio e vitamina D. Ambos são fundamentais para se manter a saúde óssea. Faça caminhadas ao sol por pelo menos 30 minutos diários, auxiliando desta forma que o próprio corpo humano sintetize a vitamina D. Durante o inverno, quando a exposição do sol é reduzida, aconselhamos em alguns casos o uso de suplementos de vitamina D.

A absorção da vitamina B12 e ácido fólico são reduzidas conforme a idade. Sendo fundamental seu consumo regular. O idoso deve ainda ter uma atenção especial quanto à hidratação.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista
Agende sua consulta e tenha seu plano alimentar elaborado individualmente com alimentos funcionais e nutrientes específicos para promoção de sua saúde.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.