Radioatividade em alimentos é tema de discussão em Workshop sobre Segurança Alimentar


A Segurança Alimentar está entre os temas que não se esgotam e exigem uma continuidade de debates para gerar informações científicas que fomentem o diálogo e novas visões de pesquisadores e da indústria. É para atender esta necessidade que o ILSI Brasil promove mais uma edição do Workshop “Atualidades em Food Safety”, agendado para 19 de maio, em São Paulo.

O objetivo do evento é discutir questões atuais relativas a aditivos e contaminantes alimentares, inclusive a radiotividade em alimentos, tema que merece ser amplamente debatido diante das dúvidas que surgiram depois do recente acidente com a usina nuclear no Japão. Este e outros temas estarão em pauta. Os dados recentes de estudos de instituições como CODEX ALIMENTARIUS, European Food Safety Authority (EFSA), FDA, ANVISA, MAPA servirão como referência para alinhar as palestras, relacionadas aos riscos toxicológicos e microbiológicos potenciais, ocasionados pela ingestão de alimentos e que podem trazer riscos à saúde.

Este ano, a programação inclui abordagens sobre Contaminantes Inorgânicos: status regulatório; Dioxina em alimentos; Migração de compostos de embalagens plásticas; Bisfenol A em embalagem para alimentos; Resíduos de fármacos veterinários em alimentos, Cloropropanóis: formação e ocorrência em alimentos; Furano em Alimentos: dados do Brasil e um painel sobre radioatividade em alimentos.

“Há uma preocupação pública constante quanto aos riscos toxicológicos potenciais decorrentes da ingestão diária de substâncias químicas encontradas nos alimentos. Muitas vezes há uma interpretação e compreensão errôneas associadas à segurança destes produtos. Assim, é fundamental discutir os diferentes aspectos deste universo para que haja uma constante atualização dos conhecimentos científicos nesta área”, alerta Maria Cecília Toledo, pesquisadora da UNICAMP e coordenadora científica do evento.

Serviço : Atualidades em Food Safety
Data – 19 de maio - Horário – das 8 às 17hs
Local - Tivoli São Paulo Mofarrej - Alameda Santos, 1437 – Jardins / SP
Mais informações e inscrições - www.ilsi.org.br / e-mail foodsafety2011@ilsi.org.br.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.