Porque Devemos Incluir a Aveia na Alimentação?


A aveia (Avena spp) é uma gramínea de estação fria (Primavesi;Primavesi; Chianellato, 2001) e sua produção no Brasil está concentrada na região Sul. Além de ser utilizada como alimento em suas diferentes formas (farinha, farelo e flocos) e ser encontrada em diversos produtos como ingrediente ela também tem sido empregada pela agricultura em sistemas de rotação de culturas para obtenção de melhor produtividade (Heinrichs, R.; Aita, C.; Amado, T.J.C. et al., 2001).

Existem diversas espécies de aveias, a aveia preta (Avena strigosa Schreb) é indicada para utilização como planta forrageira, já a aveia branca (Avena sativa L.) e a amarela (Avena byzantina C.Koch) são indicadas para a produção de grãos e podem ser utilizadas também como plantas forrageiras (Luz; Herling; Braga et al, 2008).

A produção da aveia envolve o corte e limpeza do cereal, cozimento, flocagem e a moagem, que originará os diferentes tipos de produtos encontrados no mercado: os flocos, as farinhas e os farelos.

A aveia é um cereal fonte de vitaminas do complexo B, proteínas, gorduras, minerais e fibras solúveis e insolúveis (Rodrigues et al., 2003). Uma dieta rica em fibras traz diversos benefícios para saúde, entre eles podemos destacar o bom funcionamento intestinal. A recomendação para a ingestão de fibras é de 19 a 38 g por dia (Food and Nutrition Information Center. Dietary Reference Intakes: Macronutrients), uma quantia que não é fácil de alcançar e que para isso é necessário um grande consumo de frutas, verduras e legumes.

Assim, a aveia é uma boa opção de alimento que pode auxiliar no aumento de consumo de fibras. Dentre as fibras encontradas na aveia destaca-se a β-glucana, uma fibra solúvel, pois existem diversos estudos que indicam que esta fibra auxilia a redução do colesterol LDL (Juvonen, K. R.; Purhonen, A. K.; Salmenkallio-Marttila, M. et al.,2009; Brown, L.;Rosner, B.; Willet, W. W. et al., 1999). Como as dislipidemias são consideradas fatores de risco para doenças cardiovasculares (Rique, A. B. R.; Soares, E. A.; Meirelles, C. M., 2002) o consumo desta fibra existente na aveia pode trazer benefícios em relação à redução do risco de doenças cardiovasculares. Alguns estudos também sugerem que o consumo de fibras pode auxiliar no controle de glicemia, melhorando a tolerância à glicose e, assim, o controle do diabetes tipo 2 e gerar maior sensação de saciedade, auxiliando no controle de peso (Rique, A. B. R.; Soares, E. A.; Meirelles, C. M., 2002)

Outro benefício encontrado nesse cereal é que por ser rico em fibras pode ajudar na perda de peso, devido ao aumento da sensação de saciedade, mas o consumo de suplementos à base de fibras parece não proporcionar os mesmos benefícios que uma dieta rica neste componente pode trazer (Rique, A. B. R.; Soares, E. A.; Meirelles, C., 2002).

Existem diferentes produtos de aveia disponíveis no mercado como a farinha de aveia, o farelo de aveia, a aveia em flocos e as aveias com sabores (banana, chocolate). Entretanto, estes produtos possuem composições diferentes, por exemplo os flocos de aveia possuem maior fonte de fibras insolúveis, já o farelo de aveia possui maior concentração de fibras solúveis, pois são produzidos com a parte mais externa no grão.

A aveia, além de todos os benefícios, ainda é um alimento que pode ser consumido de diferentes formas, alguns exemplos de preparações que podem utilizar como ingrediente a aveia são: sucos, vitaminas, sopas, biscoitos, com frutas e bolos. Ela também pode ser colocada sobre o arroz ou outras preparações de refeições como o almoço e o jantar, aumentando o teor de fibras da refeição.

Fonte: RGNutri
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.