Triglicerídeos de cadeia média favorecem a incorporação celular de ômega-3


Pesquisadores da Bélgica publicaram na revista científica The American Journal of Clinical Nutrititon um estudo que avaliou os benefícios da mistura entre triglicerídeos de cadeia média (TCM) e ácidos graxos ômega-3 (AG n-3) na incorporação de células. Os autores concluíram que a mistura com TCM permitiu um aumento da incorporação de AG n-3 em leucócitos e plaquetas, podendo potencializar os seus efeitos benéficos.

O objetivo do estudo foi avaliar a incorporação dee AG n-3 nos fosfolipídios de leucócitos e plaquetas após única aplicação intravenosa de emulsão lipídica contendo TCM + AG n-3 em voluntários saudáveis. Doze indivíduos saudáveis ​​do sexo masculino receberam 50 ml de dois tipos de emulsão lipídica, por via intravenosa, durante um período de 5 minutos:

- Emulsão teste: TCM (80%) + óleo de peixe (rico em AG n-3; 20%)
-Emulsão controle: TCM (80%) + óleo de soja (rico em AG n-6; 20%)

Os participantes receberam tanto a emulsão teste quanto a controle após um intervalo de oito semanas.

Nenhum efeito clínico adverso foi observado com ambas as emulsões lipídicas. A eliminação plasmática foi mais rápida após a infusão da emulsão TCM + óleo de peixe do que a emulsão controle (p < 0,025). Isso indica que a lenta eliminação do óleo de peixe foi compensada pela adição do TCM nesta emulsão lipídica, permitindo melhor metabolização dos ácidos graxos. O teor de AG n-3, especialmente ácido eicosapentaenóico (20:5 n-3), aumentou nos fosfolipídios dos leucócitos e das plaquetas em 60 minutos, enquanto que nenhuma mudança significativa foi encontrada após a aplicação da emulsão TCM + óleo de soja.

“A eficácia da suplementação de AG n-3, em forma de suplementação oral de óleo de peixe requer um número de dias e semanas, pois a incorporação dos AG n-3 nas membranas celulares é relativamente lenta após a ingestão oral de óleo de peixe. Assim, encontrar meios para otimizar a sua incorporação em células que são importantes para doenças cardiovasculares e em células que regulam processos inflamatórios trombóticos, é de extrema importância”, comentam os autores.

“O procedimento analisado no presente estudo, pode abrir caminhos para uma nova abordagem de fornecimento rápido e eficiente dos ácidos graxos ômega-3 para as células alvo de pacientes que necessitam de sua suplementação. Isso é especialmente importante em doenças que envolvem processos inflamatórios, pois os AG n-3 modulam células imunológicas, diminuem agregação plaquetária e produzem citocinas anti-inflamatórias”, concluem.

Autor(a): Rita de Cássia Borges de Castro

Referência(s): Carpentier YA, Hacquebard M, Portois L, Dupont IE, Deckelbaum RJ, Malaisse WJ. Rapid cellular enrichment of eicosapentaenoate after a single intravenous injection of a novel medium-chain triacylglycerol:fish-oil emulsion in humans. Am J Clin Nutr. 2010;91(4):875-82.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.