Prato de pão deixa mais nutritivo o sopão de moradores de rua

Massa do bem

A sopa distribuída a moradores de rua do interior de São Paulo está mais nutritiva graças a um prato feito de pão.


A sopa de moradores de rua é servida em pratos feitos de pão. Parece um capricho, mas a massa tem ingredientes especiais. “Encontramos um tipo de pão que agüenta a sopa quente. Assim, tiramos boa parte do isopor de circulação e ainda adicionamos mais um nutriente na alimentação”, explica Rubens Gualdieir, autor do projeto.

A idéia é de um grupo de alunos do curso de Relações Públicas da Apae de Campinas (SP). Rubens e Égia tinham a tarefa de criar um produto qualquer, mas foram em busca de uma solução ecológica para um problema social: substituir os produtos descartáveis das embalagens usadas para servir moradores de rua.

O trabalho ganhou um prêmio de uma grande indústria que financiou a pesquisa da receita de pão, rica em nutrientes. Cumbucas de 250 gramas saem do forno com mil calorias, a metade do que um adulto precisa consumir por dia.

Numa casa de apoio de Campinas a cumbuca é servida com uma sopa nutritiva. Os alunos têm a oportunidade de conhecer as pessoas que ajudam a alimentar. Não por acaso, a idéia está sendo chamada de “Massa do Bem”.

Pelo menos 100 pratos são distribuídos por noite. Com ingredientes especiais, aos poucos os moradores de ruas estão se acostumando a comer a sopa e a embalagem.
A sopa no pão chega a emocionar quem precisa de alimento. “Eles estão sustentando a gente”.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.