Os antiácidos podem alterar a absorção de nutrientes?

Sim, os antiácidos alteram a absorção de algumas vitaminas e minerais. Dependendo do tipo de antiácido, a inibição da absorção de nutrientes se modifica.

O hidróxido de alumínio, por exemplo, interage com o fósforo diminuindo sua absorção, assim como vitamina A, vitamina B12, ácido fólico, ferro, potássio e cálcio, que também são menos absorvidos. Por isso, pacientes que usam medicamento contendo ferro e ácido fólico devem esperar por duas horas para ingerir o antiácido e três horas para consumir frutas.

O carbonato de alumínio interfere na absorção de fosfatos, ferro e potássio. Já o fármaco que associa hidróxido de alumínio ao carbonato de magnésio, inativa a tiamina e diminui a absorção de vitamina A, folacina, potássio, cálcio e ferro. A recomendação é que qualquer destes fármacos seja ingerido de uma a três horas após a refeições, para que não interfira na absorção destes nutrientes.

O hidróxido de magnésio diminui a absorção de ferro, cálcio, vitamina A e B12 e pode causar vômitos, náuseas e diarréia. O magnésio adere à parede do intestino e o meio torna-se hiperosmolar. Isso faz com que a água saia da parede intestinal para o lúmen, provocando diarréia e conseqüente perda de alguns nutrientes.
O carbonato de cálcio deve ser ingerido de uma a três horas após as refeições para minimizar os efeitos na absorção de cálcio, ferro e fosfato, pois o carbonato de cálcio pode formar complexos insolúveis no trato gastrintestinal. Já o leite de magnésia, outro tipo de antiácido, pode levar a diarréia e vômitos e conseqüente diminuição na absorção dos nutrientes ingeridos.

Os profissionais de saúde devem considerar as alterações que os antiácidos podem provocar no trato gastrintestinal para preveni-las ou tratá-las. E, ainda, devem estabelecer uma conduta dietoterápica adequada devido à absorção prejudicada de alguns nutrientes.

Bibliografia (s)
N.T.R. Interações provocadas por fármacos mais prescritos no tratamento de algumas patologias. In: Reis NT. Nutrição Clínica: Interações. Rio de Janeiro; Rubio, 2004. p. 95-107.
Russell RM, Golner BB, Krasinski SD, Sadowski JA, Suter PM, Braun CL. Effect of antacid and H2 receptor antagonists on the intestinal absorption of folic acid. J Lab Clin Med. 1988;112(4):458-63.
Gugler R, Allgayer H.Effects of antacids on the clinical pharmacokinetics of drugs. An update. Clin Pharmacokinet. 1990;18(3):210-9.
Gilbar PJ. Guide to enteral drug administration in palliative care. J Pain Symptom Manage. 1999; 17(3):197-207.
Lourenco R. Enteral feeding: drug, nutrient interation. Clin Nutr. 2001; 20(2):187-93.
Seifert CF, Johnston BA, Rojas-Fernadez C. Drug administration through enteral feeding catheters. Am J Health Syst Pharm. 2002, 59(4):378-79.

Fonte: NUTRITOTAL


Krause - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia
Interessou neste livro? Clique Aqui!










Publique esta notícia no twitter aqui:
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.