Supressão do calcitriol e a redução da obesidade
A obesidade é o principal fator de desenvolvimento de desordens metabólicas e de estresse oxidativo. A gordura corporal é considerada um dos contribuintes para a patogênese da obesidade e da síndrome metabólica, pois eleva as concentrações de marcadores inflamatórios, devido ao seu acúmulo no organismo.Pesquisas recentes indicam que dietas ricas em cálcio exercem papel antiobesidade devido a supressão do calcitriol (ou 1,25-dihidroxicholecalciferol - forma ativa da vitamina D no organismo), substância que favorece a síntese de ácidos graxos, inibe a lipólise e a apoptose de adipócitos. Nesse contexto, o cálcio dietético reduz a gordura corporal, o estresse oxidativo e o processo inflamatório.
Recentemente, o estudo conduzido por Zemel et al (2009) mostrou que pessoas obesas que consumiam dieta rica em produtos lácteos por 28 dias, apresentaram menores concentrações de marcadores inflamatórios e supressão do estresse oxidativo. Além do cálcio, os produtos lácteos contêm compostos bioativos que parecem aumentar a atividade antiobesidade pela supressão do calcitriol.
Fontes:
Zemel MB, Sun X. Dietary calcium and dairy products modulate oxidative and inflammatory stress in mice and humans. J. Nutr. 138: 1047-1052, 2008.
Zemel MB, Sun X, Sobhani T, Wilson B. Effects of dairy compared with soy on oxidative and inflammatory stress in overweight and obese subjects. Am. J. Clin. Nutr. doi 10.3945/ajcn 28468, 2009 (in press).
Fonte do artigo: Nutrição em Pauta
Post a Comment